Utilização de filmes como material didático para ensino e aprendizagem da Educação Ambiental: estudo de caso

Autores

  • Eliana Débora Soares Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Correntes, PI.
  • Patrine Nunes Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Correntes, PI.
  • Cecília de Souza Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Correntes, PI
  • Marcília Martins da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Correntes, PI
  • Miria Cássia Oliveira Aragão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Correntes, PI

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9623

Palavras-chave:

Educação ambiental, Multimídia, Percepção.

Resumo

A Educação Ambiental é compreendida como uma abordagem importante no processo de conscientização e humanização diante da iminente crise ambiental. A pesquisa analisou a utilização de filmes como instrumento metodológico para a compreensão da educação ambiental no ensino fundamental maior com alunos de faixa etária de 11 a 13 anos de idade. O estudo foi realizado no município de Cristalândia do Piauí na Unidade Escolar Padre Elizeu Cavalcante, onde foi aplicado um questionário um antes e após o filme, a fim de verificar a percepção dos alunos  sobre a construção social da imagem de meio ambiente. Em se tratando dos problemas ambientais cerca de 82,75% responderam que são ocasionados por desmatamento, queimadas, poluição, exploração de madeira e acúmulo de lixo, cerca de 10,34% responderam como sendo problema o lançamento de lixo nos corpos hídricos, no solo e nas ruas, e os 6,90% não souberam responder. 

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Publicado

04-12-2019

Como Citar

Teixeira, E. D. S., Gomes, P. N., Carvalho, C. de S., Silva, M. M. da, & Aragão, M. C. O. (2019). Utilização de filmes como material didático para ensino e aprendizagem da Educação Ambiental: estudo de caso. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 87–105. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9623

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-08-13
Aceito: 2019-09-24
Publicado: 2019-12-04