Paisagismo e Educação Ambiental: revitalização do espaço escolar e suas potencialidades problematizadoras

Autores

  • Deisi Geneci Sander Universidade Federal de Rio Grande - FURG, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9609

Palavras-chave:

Prática Pedagógica. Meio Ambiente. Educação Ambiental. Ecopedagogia.

Resumo

O presente artigo apresenta a reflexão sobre a aplicação de uma oficina pedagógica sob o viés da Educação Ambiental (EA) e da Ecopedagogia em duas escolas municipais de ensino fundamental em São Leopoldo/RS, que desejavam a revitalização paisagística do espaço escolar e de uma pracinha no entorno da escola. O projeto de ação foi idealizado a partir do Curso de especialização Lato Sensu em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (UAB/FURG), tendo como objetivo oferecer subsídios formativos aos educadores das escolas à incorporação da dimensão socioambiental na revitalização paisagística dos espaços, explorando noções de interdisciplinaridade, meio ambiente, Educação Ambiental e Ecopedagogia. Para isso, pesquisou-se as concepções dessas categorias nos textos de Marcos Reigota, Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Isabel Cristina de Moura Carvalho e Moacir Gadotti. Por meio da aplicação de questionários e oficinas, foi possível concluir que a maioria dos educadores mantém uma concepção naturalista de meio ambiente, apesar de a concepção de Educação Ambiental aproximar-se significativamente dos seis objetivos da EA definidos da Carta de Belgrado. A aplicação da oficina resultou, de acordo com as respostas dos docentes, na ampliação do entendimento das concepções das categorias mencionadas, na concordância de possível reformulação da prática pedagógica para atender ao que prima a Ecopedagogia e na compreensão do rico campo pedagógico que pode ser explorado com os alunos, durante a revitalização dos espaços públicos citados.

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Publicado

12-12-2019

Como Citar

Sander, D. G. (2019). Paisagismo e Educação Ambiental: revitalização do espaço escolar e suas potencialidades problematizadoras. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 260–275. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9609

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-08-07
Aceito: 2019-10-30
Publicado: 2019-12-12