Efeitos de práticas de Educação Ambiental sobre o conhecimento e atitudes em relação aos quelônios amazônicos, entre alunos de escolas públicas na região da bacia do Baixo Xingu (PA)

Autores

  • Adson Gomes de Ataídes Universidade Federal do Tocantins
  • Adriana Malvasio Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9355

Palavras-chave:

Sensibilização Ambiental; Conservação; Testudines; Região Amazônica.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) tem sido apontada como estratégia para sensibilizar, aumentar o conhecimento e promover as mudanças de hábitos necessárias à conservação dos quelônios amazônicos. Por meio de questionários semiestruturados, este estudo avaliou se ocorrem mudanças no conhecimento e atitudes em relação aos quelônios entre alunos de escolas públicas, após participação em ações de EA, na região do Baixo Xingu. Os resultados evidenciaram que as atividades de EA contribuíram para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre a importância social e ecológica dos quelônios amazônicos, bem como para revelar a percepção em relação às principais ameaças e o que fazer para conservar esses animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adson Gomes de Ataídes, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Ciências do Ambiente, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Adriana Malvasio, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Zoologia, Docente, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

ALHO, C. J.; REIS, R. E.; AQUINO, P. P. U. Amazonian freshwater habitats experiencing environmental and socioeconomic threats affecting subsistence fisheries. Ambio, v. 44, n. 5, p. 412-425, 2015.

ATAÍDES, A. G.; MALVASIO, A.; PARENTE, T. G. Percepções sobre o consumo de quelônios no entorno do Parque Nacional do Araguaia, Tocantins: conhecimentos para conservação. Gaia Scientia, v. 4, n. 1, p. 07-20, 2010.

AYRES, M. et al. BioEstat 5.0: aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. 2007. Brasília: Sociedade Civil Mamirauá, 2007. Disponível em: <https://www.mamiraua.org.br/downloads/programas/>. Acesso em: 10 jan. 2017.

BALESTRA, R. A. M. et al. Manutenção em berçários e soltura de filhotes de quelônios amazônicos. In: BRASIL. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Manejo conservacionista e monitoramento populacional de quelônios amazônicos. Brasília-DF: IBAMA, 2016, p. 71-78.

BLUMSTEIN, D. T.; SAYLAN, C. The failure of environmental education (and how we can fix it). PLoSBiology, v. 5, n. 5, p. e120, 2007. Disponível em: <https://journals.plos.org/plosbiology/>. Acesso em: 21 out. 2017.

BRASIL. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/>. Acesso em: 02 fev. 2017.

______. Ministério do Meio Ambiente. Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira. 2014. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/>. Acesso em: 20 dez. 2018.

______. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Manejo conservacionista e monitoramento populacional de quelônios amazônicos. Brasília-DF: IBAMA, 2016.

______. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Educação Ambiental Permanente. 2017a. Disponível em: <https://www.ibama.gov.br/>. Acesso em: 20 dez. 2018.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. 2017b. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 20 fev. 2017.

______.; PARÁ. Casa Civil da Presidência da República; Secretaria de Estado de Integração Regional do Pará. Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu. 2010. 179 p. Disponível em: <http://www.casacivil.gov.br/>. Acesso em: 13 fev. 2017.

CAMPOS-SILVA, J. V. et al. Unintended multispecies co-benefits of an Amazonian community-based conservation programme. Nature Sustainability, v. 1, n. 11, p. 650-656, 2018.

CANTARELLI, V. H.; MALVASIO, A.; VERDADE, L. M. Brazil's Podocnemis expansa conservation program: Retrospective and future directions. Chelonian Conservation and Biology, v. 13, n. 1, p. 124-128, 2014.

COSTA, H. C.; BÉRNILS, R. S. Répteis do Brasil e suas Unidades Federativas: Lista de espécies. Herpetologia Brasileira, v. 7, n. 1, p. 11-57, 2018.

DITT, E. H. et al. Entrevistas e aplicações de questionários em trabalhos de conservação. In: CULLEN JUNIOR, L.; RUDRAN, R.; PADUA, C. V. (Org.). Biologia da Conservação: Manejo da vida silvestre. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2003. p. 631 -646.

FARIA, V. A.; MALVÁSIO, A. Aspectos sobre a caça, comercialização e consumo de quelônios na região do Corredor Ecológico Araguaia Bananal no Estado do Tocantins. Revista Ouricuri, v. 8, n. 2, p. 26-48, 2018.

FERRI, V. Turtles & Tortoises: A Firefly Guide. New York: Firefly Books, 2002.
IUCN. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2018-2. 2018. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/>. Acesso em 14 nov. 2018.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, v. 118, n. 3, p. 189-205, 2003.

KAHN JR, P. H. Bayous and jungle rivers: Cross‐cultural perspectives on children's environmental moral reasoning. New Directions for Child and Adolescent Development, v. 1997, n. 76, p. 23-36, 1997.

LO, A. Y.; CHOW, A. T.; CHEUNG, S. M. Significance of perceived social expectation and implications to conservation education: turtle conservation as a case study. Environmental management, v. 50, n. 5, p. 900-913, 2012.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, v. 22, n. 140, p. 5-55, 1932.

LEWIS, E.; MANSFIELD, C.; BAUDAINS, C. Going on a turtle egg hunt and other adventures: Education for sustainability in early childhood. Australasian Journal of Early Childhood, v. 35, n. 4, p. 95-100, 2010.

MITTERMEIER, R. A. et al. Turtle hotspots: Analysis of the occurrence of tortoises and freshwater turtles in biodiversity hotspots, high-biodiversity wilderness areas, and turtle priority areas. Chelonian Conservation and Biology, v. 14, n. 1, p. 2-10, 2015.

MOLL, D.; MOLL, E. O. The Ecology, Exploitation, and Conservation of River Turtles. New York: Oxford University Press, 2004.

MONROE, M. C. et al. Identifying indicators of behavior change: Insights from wildfire education programs. The Journal of Environmental Education, v. 44, n. 3, p. 180-194, 2013.

MORCATTY, T. Q.; VALSECCHI, J. Social, biological, and environmental drivers of the hunting and trade of the endangered yellow-footed tortoise in the Amazon. Ecology and Society, v.20, n.3, p.1-10, 2015.

MOREIRA, J. C.; ROBLES, R. A. Tamar Project: Conservation and Education in Ecotourism Activities related to turtles in Fernando de Noronha Archipelago, Brazil. In: Wildlife Tourism, Environmental Learning and Ethical Encounters. Springer, Cham, 2017. p. 169-181.

NUNES, M. E. R.; FRANÇA, L. F.; PAIVA, L. V. Eficácia de Diferentes Estratégias no Ensino de Educação Ambiental: Associação Entre Pesquisa e Extensão Universitária. Ambiente & Sociedade, v. 20, n. 2, 2017.

PÁEZ, V. P. et al. A Plea to Redirect and Evaluate Conservation Programs for South America’s Podocnemidid River Turtles. Chelonian Conservation and Biology, v. 14, n. 2, p. 205-216, 2015.

PANTOJA-LIMA, Jackson et al. Chain of commercialization of Podocnemis spp. turtles (Testudines: Podocnemididae) in the Purus River, Amazon basin, Brazil: current status and perspectives. Journal of ethnobiology and ethnomedicine, v. 10, n. 1, p. 8, 2014.

PARÁ. Secretaria de Estado de Planejamento do Estado do Pará. Plano Plurianual 2016-2019 do Governo do Estado do Pará. Belém: Seplan, 2015. 398 p. Disponível em: <http://www.seplan.pa.gov.br/>. Acesso em: 13 de fev. 2017.

PAULA, E. M. S.; SILVA, E. V.; GORAYEB, A. Percepção Ambiental e dinâmica geoecológica: premissas para o planejamento e gestão ambiental. Sociedade & Natureza, v. 26, n. 3, p. 511-518, 2014.

PEZZUTI, J. C. B. et al. Estudo de impacto ambiental do aproveitamento hidrelétrico (UHE) Belo Monte, rio Xingu. Componente: quelônios e crocodilianos. Relatório Final, 2008. 187 p. Disponível em: <http://licenciamento.ibama.gov.br/>. Acesso em: 28 nov. 2016.

PEZZUTI, J. C. B. et al. Uses and taboos of turtles and tortoises along Rio Negro, Amazon Basin. Journal of Ethnobiology, v. 30, n. 1, p. 153-168, 2010.

PEZZUTI, J. C. B. et al. Commoning in dynamic environments: community-based management of turtle nesting sites on the lower Amazon floodplain. Ecology and Society, v. 23, n. 3, 2018.

REBÊLO, G. H.; PEZZUTI, J. C. B. Percepções sobre o consumo de quelônios na Amazônia, sustentabilidade e alternativas ao manejo atual. Ambiente e Sociedade, v. 6, n. 7, p. 85-104, 2000.

REBÊLO, G. H. et al. Pesca Artesanal de Quelônios no Parque Nacional do Jaú (AM). Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, v. 1, n. 1, p. 109-125, 2005.

RHODIN, A. G. J. et al. Turtles of the World: Annotated Checklist and Atlas of Taxonomy, Synonymy, Distribution, and Conservation Status. In: RHODIN, A. G. J. et al. (Eds.).Conservation Biology of Freshwater Turtles and Tortoises: A Compilation Project of the IUCN/SSC Tortoise and Freshwater Turtle Specialist Group. Chelonian Research Monographs, p. 1–292, 2017.

ROCHA, J. M.; FACHÍN-TERÁN, A. O projeto manejo de quelônios amazônicos “Pé-de-Pincha” e sua contribuição na educação científica em duas comunidades ribeirinhas do assentamento agrícola “Vila Amazônia”, Parintins-AM. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 4, n. 06, p. 57-70, 2011.

RODRIGUES, M. T. The Conservation of Brazilian Reptiles: Challenges for a Megadiverse Country. Conservation Biology, v. 19, n. 3, p. 659–664, 2005.

RUEDA-ALMONACID, J. V. et al. Las tortugas y los cocodrilianos de los países andinos del trópico. Bogotá: Editorial Panamericana, Formas e Impresos, 2007.

SAUVÉ, L. Viver Juntos em Nossa Terra: Desafios Contemporâneos da Educação Ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016.

SCHNEIDER, L.et al. History of turtle exploitation and management techniques to conserve turtles in the Rio Negro Basin of the Brazilian Amazon. Chelonian Conservation and Biology, v. 10, n. 1, p. 149-157, 2011.

SCHNEIDER, L.et al. Subsistence-Level Chelonian Exploitation on the Rio Negro and One Viable Alternative. Chelonian Conservation and Biology, v. 15, n. 1, p. 36-42, 2016.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), p. 133-147, 2004.

SILVA, D. X. et al. Representações Simbólicas/Ambientais de atividades de conservação de quelônios por estudantes de escola ribeirinhas no Baixo Amazonas. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 41. 2012.

SILVA, M. A. P. P.; RODRIGUES, C. G. O.; ROBLES, R. A. “Tartarugada”: uma iniciativa de sensibilização ambiental no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.6, n.5, p.1028-1051, 2014.

SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, 2005.

SOUSA, E. et al. Can environmental education actions change public attitudes? An example using the pond habitat and associated biodiversity. PloSone, v. 11, n. 5, 2016.

SUNG, Y.; KARRAKER, N. E.; HAU, B. C. H. Demographic evidence of illegal harvesting of an endangered Asian turtle. Conservation Biology, v. 27, n. 6, p. 1421-1428, 2013.

TISDELL, C.; WILSON, C. Perceived impacts of ecotourism on environmental learning and conservation: turtle watching as a case study. Environment, Development and Sustainability, v. 7, n. 3, p. 291-302, 2005.

TOMAZELLO, M. G. C.; FERREIRA, T. R. C. Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 2, p. 199-207, 2001.

TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

TURTLE CONSERVATION FUND. A Global Action Plan for Conservation of Tortoises
And Freshwater Turtles. Strategy and Funding Prospectus 2002–2007. Washington, DC: Conservation International and Chelonian Research Foundation, 2002.

VALLEJO-BETANCUR, M. M.; PÁEZ, V. P.; QUAN-YOUNG, L. I. Analysis of People's Perceptions of Turtle Conservation Effectiveness for the Magdalena River Turtle Podocnemis lewyana and the Colombian Slider Trachemys callirostris in Northern Colombia: An Ethnozoological Approach. Tropical Conservation Science, v. 11, 2018.

ZEPPEL, H. Education and conservation benefits of marine wildlife tours: Developing free-choice learning experiences. The Journal of Environmental Education, v. 39, n. 3, p. 3-18, 2008.

Downloads

Publicado

09-12-2019

Como Citar

Ataídes, A. G. de, & Malvasio, A. (2019). Efeitos de práticas de Educação Ambiental sobre o conhecimento e atitudes em relação aos quelônios amazônicos, entre alunos de escolas públicas na região da bacia do Baixo Xingu (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(4), 185–203. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9355

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-04-13
Aceito: 2019-11-20
Publicado: 2019-12-09