Vivência com a natureza no ambiente escolar na primeira infância e sua relevância para construção do respeito e cuidados com o meio ambiente

Autores

  • Graciele Cristiane Rambo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marli Renate von Borstel Roesler

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2698

Palavras-chave:

Primeira Infância, Natureza, Sustentabilidade.

Resumo

Dentre as fases do desenvolvimento humano, a primeira infância é considerada a mais sensível às influências que os meios social e físico podem exercer sobre esse desenvolvimento. O que a criança vivencia durante essa etapa pode influenciar mais profundamente a construção da sua personalidade que qualquer outra idade. Sendo assim, considerando que cada vez mais cedo as crianças passam a frequentar os espaços escolares, e lá permanecem por longo período do dia confinadas em espaços fechados, evidências apontam que essa realidade tem colocado as crianças em situação de distanciamento da natureza, o que tem contribuído para a separação da criança em relação ao amor e aos cuidados com o meio ambiente. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir o papel indispensável que o espaço escolar assume: o de ressignificar a importância do meio ambiente no desenvolvimento infantil, e despertar o sentimento de pertencimento da criança à natureza, a começar pelo contato que ela pode e deve ter com os elementos do meio natural, no dia a dia escolar, contribuindo com isso para a formação de indivíduos reflexivos diante de atitudes positivas em relação ao meio ambiente, sempre em busca da promoção da sustentabilidade da vida.

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Biografia do Autor

Graciele Cristiane Rambo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora da Rede Municipal e Estadual do Estado do Paraná. Mestranda do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE

Marli Renate von Borstel Roesler

Mestre em Educação pela PUC-PR. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Pós-Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Professora do Colegiado de Graduação em Serviço Social da UNIOESTE/Campus de Toledo e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (D/M), Serviço Social (M) e de Ciências Ambientais (M) da UNIOESTE. Pesquisadora Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade – GEPPAS e Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável (GIIPEDS).

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

Rambo, G. C., & von Borstel Roesler, M. R. (2019). Vivência com a natureza no ambiente escolar na primeira infância e sua relevância para construção do respeito e cuidados com o meio ambiente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 111–131. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2698

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-11-26
Aceito: 2019-01-28
Publicado: 2019-03-30