Projetos de Educação Ambiental escolar: uma proposta de avaliação

Autores

  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Fundação Cesgranrio / RJ http://orcid.org/0000-0002-1246-6049
  • Cláudia Correia do Rego Monteiro Colégio Pedro II, Campus Humaitá II.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2590

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Ambiental Escolar, Projetos de Aprendizagem, Perspectiva Crítica.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de construir, validar e pré-testar um instrumento de avaliação, para ser aplicado a projetos escolares de Educação Ambiental. Teve como referência a Legislação de Educação Ambiental escolar e duas perspectivas teóricas que tratam, respectivamente, de projetos de aprendizagem e da Educação Ambiental crítica. O instrumento criado foi uma Lista de Verificação, avaliado por 12 especialistas das áreas de avaliação, educação e Educação Ambiental. Entre os resultados destacam-se: o instrumento é adequado para avaliar projetos escolares de Educação Ambiental, sendo válido, portanto, para ser aplicado em escolas de Ensino Fundamental. O instrumento, por conter orientações relevantes, revelou ser também um guia na elaboração de projetos escolares de Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Fundação Cesgranrio / RJ

Professora aposentada da Faculdade de Educação - UFRJ; Docente do PPGE da Universidade Estácio de Sá (2000-2014). Atualmente Docentes Adjunta do Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio _ RJ

Cláudia Correia do Rego Monteiro, Colégio Pedro II, Campus Humaitá II.

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula; especialista em Educação Ambiental pela PUC - Rio; Mestre em Avaliação; professora de Ciências e Biologia no Colégio Pedro II; Diretora Pedagógica no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II.

Downloads

Publicado

30-03-2019

Como Citar

Vilarinho, L. R. G., & Monteiro, C. C. do R. (2019). Projetos de Educação Ambiental escolar: uma proposta de avaliação. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 439–455. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2590

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-05-28
Aceito: 2019-02-13
Publicado: 2019-03-30