<b>Literatura popular como ferramenta para a educação ambiental<b>

Autores

  • Alexandre de Souza Acioli

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1720

Palavras-chave:

Cordel. Educação ambiental. Folkcomunicação.

Resumo

Este trabalho se propôs a analisar como a literatura de cordel tem contribuído para esclarecer e educar a população com relação às questões ambientais. Observamos como alguns temas relacionados ao meio ambiente são abordados pelos poetas populares, colaborando para que se possa alcançar um dos “Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, estabelecidos no ano de 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em vários encontros internacionais tem-se reconhecido a influência direta dos meios de comunicação no comportamento do cidadão e a utilização da imprensa para a promoção da educação ambiental, através da difusão de conhecimentos. E aqui, colocamos a literatura de cordel como um veículo de comunicação e uma mídia que vem trabalhando essas questões.

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Biografia do Autor

Alexandre de Souza Acioli

ossui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1988).

Mais informações: Currículo Lattes

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Como Citar

Acioli, A. de S. (2010). <b>Literatura popular como ferramenta para a educação ambiental<b>. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 5(1), 76–83. https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1720

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2010-12-08
Aceito: 2010-12-08