<b>Ambientalização curricular na formação inicial de professores: o curso de pedagogia da FE-UNICAMP<b>

Autores

  • Bruna Monize Rosalem
  • Elisabeth Barolli

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1714

Resumo

Neste trabalho investigamos como a Educação Ambiental se insere no currículo do curso de Pedagogia da Unicamp e como esse campo de conhecimento se expressa no discurso de docentes desse curso. Por meio da análise das ementas e dos programas das disciplinas obrigatórias, foi possível definir, numa primeira etapa da pesquisa, categorias que revelam uma potencial ambientalização para o currículo focalizado. Numa segunda etapa da pesquisa, selecionamos quatro disciplinas cujas ementas e programas sugeriram possibilidades mais objetivas para a abordagem de questões relacionadas à Educação Ambiental. Embora os docentes responsáveis por essas disciplinas tenham declarado em entrevista que reconhecem a EA como um conhecimento pertinente à formação inicial de professores, parecem não se identificar com sua perspectiva transformadora. Nossa hipótese é que essa contradição se justifica pelo fato da EA ser uma área de conhecimento recente, que não conseguiu ainda constituir uma identidade epistemológica.

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Biografia do Autor

Bruna Monize Rosalem

Atualmente é pedagoga formada pela Universidade Estadual de Campinas.

Mais informações: Currículo Lattes

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Como Citar

Rosalem, B. M., & Barolli, E. (2010). <b>Ambientalização curricular na formação inicial de professores: o curso de pedagogia da FE-UNICAMP<b>. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 5(1), 26–36. https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1714

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2010-12-07
Aceito: 2010-12-07