Formação continuada de professores de educação infantil em Educação Ambiental vivencial: a exploração dos pátios das escolas

Autores

  • Bruna Medina Finger Arnholdt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Jane Márcia Mazzarino Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.11041

Palavras-chave:

Formação continuada; Professores de Educação Infantil; Educação Ambiental Vivencial; Pátio Escolar; Método do Aprendizado Sequencial.

Resumo

O objetivo é investigar um processo de formação continuada em Educação Ambiental vivencial com professores de Educação Infantil, no qual utilizou-se o Método do Aprendizado Sequencial como forma de explorar as possibilidades dos pátios das escolas. Partindo de uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, adotou-se a perspectiva intervencionista (pesquisa-ação), baseada nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Fez-se uso da observação, registros (em diários de bordo e fotografias) e entrevistas individuais e em grupo. Os resultados referem-se a dois momentos do processo: o planejamento e a primeira etapa da formação continuada e as implicações desta na prática das professoras que participaram da segunda etapa do programa.

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Biografia do Autor

Jane Márcia Mazzarino, Centro Universitário Univates

doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos), professora do Programa de Pós Graduação Ambiente e dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Univates. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Ambientais, Comunicação e Educação (CNPq).

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Publicado

04-12-2020

Como Citar

Arnholdt, B. M. F., & Mazzarino, J. M. (2020). Formação continuada de professores de educação infantil em Educação Ambiental vivencial: a exploração dos pátios das escolas: . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(7), 134–154. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.11041

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-08-06
Aceito: 2020-08-07
Publicado: 2020-12-04