Pegada Ecológica Adaptada: passos para um futuro melhor

Autores

  • Luciana Cogliatti de Carvalho SEEDUC-RJ, Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10795

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pegada ecológica, Interdisciplinaridade, Questionário, Pandemia

Resumo

A reflexão sobre a nossa relação com o planeta encontra espaço nas escolas apenas em aulas específicas, e não tem alcance o suficiente para explicar como chegamos ao atual modelo de extração de recursos e ao cenário de crise ecológica que encontramos hoje. Esse estudo tem por finalidade apresentar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio o conceito da pegada ecológica e assim propor um debate sobre os impactos causados pela nossa demanda por diversos produtos, tentando mostrar que somos a outra ponta de uma cadeia que começa nas grandes indústrias. Ao mesmo tempo o trabalho tenta levar os alunos a reproduzir esse debate, aplicando a pegada no ambiente intra e extraescolar e extrapolando a reflexão sobre os impactos que o nosso dia-a-dia causa no planeta, com um enfoque no momento pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cogliatti de Carvalho, SEEDUC-RJ, Colégio Estadual Cizínio Soares Pinto.

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas na UERJ, e Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia) na UFRJ. Docente no Ensino Médio no CE Cizinio Soares Pinto desde 2000, e no Ensino fundamental II no Colégio Objetivo Camboinhas desde 2016, ambos em Niterói/RJ. 

Referências

ARNEY, K. Vírus: seu papel extraordinário na formação da evolução humana. Science Focus. 19 de março de 2020 às 16:13 https://www.sciencefocus.com/the-human-body/virus-human-evolution/ Acessado em 14 jun. 2020

DESSEN, M.A.; POLONIA, A.C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 17, n. 36, p. 21-32, Apr. 2007 .

FONSECA, A.F.Q. Ambiente e saúde: visão de profissionais da saúde da família. Ambiente. soc. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 133-150, agosto de 2012.

HEINBERG, R. Peak Everything: Waking Up to the Century of Declines, New Society Publishers, Gabriola Island, BC, Canada. 2007.

JACOBI, P. R., GUERRA, A. F. S.; SULAIMAN, S. N. e NEPOMUCENO, T.. Mudanças climáticas globais: a resposta da educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 135-148, Apr. 2011.

LEITE, S.A.S. A escola e a formação da cidadania ou para além de uma concepção reprodutivista. Psicol. cienc. prof., Brasília, v.9, n.3, p.17-19, 1989.

MAIA, B.R.; DIAS, P.C. Ansiedade, depressão epressão estresse em estudantes universitários: o impacto do COVID-19. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 37, e200067, 2020.

MCDONALD, RI, BEATLEY, T. & ELMQVIST, T. A alma verde da selva de concreto: o século urbano, a penalidade psicológica urbana e o papel da natureza. Sustain Earth, v.1, n.3, 2018.

OLIVEIRA, L.; NEIMAN, Z. Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise do Processo de Elaboração e Aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 3, p. 36-52, 21 maio 2020.

OLIVEIRA, T. M. R. DE; AMARAL, C. L. C. Ações para Minimizar a Fragmentação da Educação Ambiental em uma Escola Pública Paulista. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 3, p. 297-314, 27 maio 2020.

PESSANHA, I. R. DE A.; RODRIGUES, D. C. G. DE A.; ALVES, M. P. Materialidade histórica, Educação Ambiental e cidadania: bases para a sustentabilidade ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 2, p. 216-239, 20 jun. 2016.

PIGNATTI, M. G. Saúde e ambiente: as doenças emergentes no Brasil Ambiente & Sociedade – Vol. VI I nº. 1 jan./jun. 2003.

RODRIGUES, Ricardo Moreira. Solidão, um fator de risco. Rev Port Med Geral Fam [Internet]. 34(5): 334-338, 2018.

SOUSA, R. N. S. Educação Ambiental: um olhar interior durante a pandemia do coronavirus 19 maio 2020. Destaque, Notícia, Disponível em: <https://www.sema.ma.gov.br/educacao-ambiental-um-olhar-interior-durante-a-pandemia-do-coronavirus/>, Acessado em 14 jun, 2020.

SOUZA, F. R. DA S. Educação Ambiental e sustentabilidade: uma intervenção emergente na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 3, p. 115-121, 22 maio 2020.

UFJF. NOTÍCIAS. Pandemia e Meio Ambiente: Impactos momentâneos ou nova normalidade? Pesquisa E Inovação. 24 de abril de 2020, Disponível: <https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/24/pandemia-e-meio-ambiente-impactos-momentaneos-ou-nova-normalidade/> Acesso em 14 jun. 2020.

Footprint Calculator. Disponível em: <http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/> Acesso em 21 mar. 2020

WWF. Disponível em:<https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/historico/> Acesso em 14 jun. 2020

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Carvalho, L. C. de. (2020). Pegada Ecológica Adaptada: passos para um futuro melhor. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 184–195. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10795

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-06-15
Aceito: 2020-07-20
Publicado: 2020-08-22