Os vertebrados brasileiros em livros didáticos de biologia

Autores

  • Cristiane Bazzo Miranda Universidade Estadual de Londrina
  • Diego Azevedo Zoccal Garcia Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Vidotto-Magnoni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10585

Palavras-chave:

Biodiversidade, Educação, Fauna, Preservação

Resumo

O Brasil está entre os 17 países mais megadiversos. Porém, muito dessa biodiversidade está ameaçada e sua valorização pode contribuir com a conservação. Em ambiente escolar, o livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados no país, o que nos impulsionou a analisar como a fauna brasileira está neles representada, com recorte para os vertebrados. Os três livros didáticos mais distribuídos pelo PNLD em 2018 foram analisados. Ao contrário do encontrado em análises de livros do ensino fundamental, nos livros de Biologia, 60% das espécies citadas eram de vertebrados que ocorrem no Brasil. A maior inclusão de animais nativos nos livros didáticos pode ser o princípio para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental crítica em sala de aula.

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Biografia do Autor

Ana Paula Vidotto-Magnoni, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Biologia Animal e Vegetal

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Publicado

04-12-2020

Como Citar

Miranda, C. B., Garcia, D. A. Z., & Vidotto-Magnoni, A. P. (2020). Os vertebrados brasileiros em livros didáticos de biologia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(7), 71–85. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10585

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-04-27
Aceito: 2020-06-22
Publicado: 2020-12-04