As Dimensões do Desenvolvimento Sustentável e suas implicações na Educação Ambiental no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

Autores

  • Janiele de Brito de Souza Universidade Federal do Cariri
  • Marcelo Martins de Moura-Fé Universidade Regional do Cariri
  • Marcus Vinícius de Oliveira Brasil Universidade Federal do Cariri
  • Jeniffer de Nadae Universidade Federal do Cariri
  • Mônica Virna de Aguiar Pinheiro Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10553

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Política Nacional de Educação Ambiental, Ensino Básico, Educação Profissional Técnica, Mercado de Trabalho

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as dimensões do Desenvolvimento Sustentável (DS) e suas implicações nas atividades teóricas e práticas de Educação Ambiental (EA) no ensino médio integrado à educação profissional. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e objetivos exploratório-descritivos e uma revisão de literatura e documental acerca da institucionalização da EA no Brasil. Verificou-se que as dimensões da sustentabilidade são constituintes do conceito de desenvolvimento; que a legislação nacional reconhece o papel da EA para o DS brasileiro; e que, por isso, as dimensões do DS (social, cultural, ambiental, territorial, econômica e política) perpassam o campo de atuação da EA nessas instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Janiele de Brito de Souza, Universidade Federal do Cariri

Economista (URCA). Mestranda - PRODER/UFCA. Professora Substituta do Curso de Administração (UFCA). E-mail: janiele.brito@gmail.com

Marcelo Martins de Moura-Fé, Universidade Regional do Cariri

Geógrafo. Doutor em Geografia (PPGG-UFC). Professor do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (DEGEO-URCA). Docente do Proder (UFCA). E-mail: marcelo.mourafe@urca.br   

Marcus Vinícius de Oliveira Brasil, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Administração de Empresas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). E-mail: marcus.brasil@ufca.edu.br

Jeniffer de Nadae, Universidade Federal do Cariri

Administradora. Doutora em Engenharia de Produção (POLI-USP). Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e PRODER (UFCA). E-mail: jeniffer.nadae@ufca.edu.br

Mônica Virna de Aguiar Pinheiro, Universidade Regional do Cariri

Geógrafa. Doutora em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC, 2015). Professora Substituta - DEGEO/URCA. Vice coordenadora do NIGEP (URCA/CNPq). E-mail: monivirna@yahoo.com.br 

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Publicado

21-08-2020

Como Citar

Souza, J. de B. de, Moura-Fé, M. M. de, Brasil, M. V. de O., Nadae, J. de, & Pinheiro, M. V. de A. (2020). As Dimensões do Desenvolvimento Sustentável e suas implicações na Educação Ambiental no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 89–108. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10553

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-04-16
Aceito: 2020-06-02
Publicado: 2020-08-21

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