Educação Ambiental em livros didáticos de Ciências: um estudo de revisão

Autores

  • Luana Hilgert Tonin Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9976

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Material Didático; Ciências.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica teve por objetivo analisar teses e dissertações no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em atenção ao descritor da EA e Livros Didáticos (LD) de Ciências. As pesquisas foram avaliadas com base em quatro concepções de EA, a saber: ecologia social, ecologia natural, ecologismo e conservacionismo. Observamos que doze pesquisas inclinaram-se para a concepção do conservacionismo e duas na ecologia social. Constatamos que os LD poderiam agregar mais os valores ambientais de forma crítica para que se tenha a mudança desejada: sensibilização, percepção e transformação das concepções na perspectiva da EA.

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Referências

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Publicado

20-02-2020

Como Citar

Tonin, L. H., & Uhmann, R. I. M. (2020). Educação Ambiental em livros didáticos de Ciências: um estudo de revisão. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(1), 245–260. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9976

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-11-14
Aceito: 2020-01-24
Publicado: 2020-02-20