Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável na formação em Ciências Contábeis

Autores

  • Josicleide de Amorim Pereira Moreira Universidade Federal de Alagoas
  • Alison Ítalo de Souza Melo Universidade Federal de Alagoas
  • Esdras dos Santos Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra Universidade Federal da Paraíba
  • Raimundo Aprígio Menezes Júnior Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9735

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Contabilidade Ambiental, Ciências Contábeis

Resumo

Este trabalho verificou se o curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal do sertão alagoano propicia a Educação Ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável.  Para tanto, adotou-se a pesquisa descritiva, com método quantitativo para a abordagem do problema, tendo sido aplicado um questionário junto aos formandos para a coleta de dados. Os resultados obtidos apontam que o curso pesquisado não propicia a Educação Ambiental de forma transversal e que, em sua maior parte, os discentes que tiveram acesso às temáticas sobre questões ambientais e do desenvolvimento sustentável foram aqueles que cursaram a disciplina Contabilidade Ambiental, intuindo-se que ela contempla a temática socioambiental.

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Biografia do Autor

Josicleide de Amorim Pereira Moreira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPB e docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas.

Alison Ítalo de Souza Melo, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas

Esdras dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciências Contábeis e docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora pela Universidade do Porto; Doutora em Educação pela UFPB; docente do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba; Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB.

Raimundo Aprígio Menezes Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Mecânica pela UFPB; docente do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba; Professor Permanente do quadro do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - UFPB.

 

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Publicado

22-05-2020

Como Citar

Moreira, J. de A. P., Melo, A. Ítalo de S., Carvalho, E. dos S., Guerra, M. das G. G. V., & Menezes Júnior, R. A. (2020). Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável na formação em Ciências Contábeis. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(3), 73–91. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9735

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-09-12
Aceito: 2020-03-01
Publicado: 2020-05-22

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