Artrópodes como tema gerador de uma prática educativa em uma escola de artes no município de Palotina (PR)

Autores

  • Bruna Caroline Buss Universidade Federal do Paraná, PR
  • Valéria Ghisloti Iared Universidade Federal de São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9470

Palavras-chave:

Insetos, Educação Ambiental, Educação da Atenção

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência que teve como objetivo analisar uma interação educativa na qual os artrópodes foram apresentados e vivenciados por um grupo de crianças em uma escola de artes no município de Palotina (Paraná). Com o intuito de sensibilizar os educandos quanto aos artrópodes, foi propiciado um espaço educativo de emergência de curiosidade, afetividade e respeito para com esses animais. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, diário de campo e alguns materiais produzidos nos encontros. Após a triangulação e análise dos dados, emergiram quatro aspectos relevantes para o estudo, sendo eles: curiosidade; percepção da presença; biodiversidade local e sensibilização por meio dos sentidos.

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Biografia do Autor

Bruna Caroline Buss, Universidade Federal do Paraná, PR

Programa de Pós-Graduação em Entomologia

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal de São Carlos, SP

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra e Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar.Participa do Grupo de Pesquisa registrado e certificado pelo CNPq - GEPEA Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR), e de diversas redes de EA: Rede de EA de São Carlos (REA-São Carlos), REPEA, REBEA e RUPEA (Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis).

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Publicado

25-02-2020

Como Citar

Buss, B. C., & Iared, V. G. (2020). Artrópodes como tema gerador de uma prática educativa em uma escola de artes no município de Palotina (PR). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(1), 379–396. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9470

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2019-06-13
Aceito: 2020-02-03
Publicado: 2020-02-25