A interdisciplinariedade na Educação Ambiental como instrumento para a consolidação do Desenvolvimento Sustentável

Autores

  • Odacir Miguel Tagliapietra UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Irene Carniatto UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9353

Palavras-chave:

sustentabilidade, interdisciplinaridade e educação ambiental.

Resumo

a relação homem/natureza foi se alterando no decorrer dos tempos, inicialmente, existia uma relação harmônica, pois  o ser humano extraia da natureza somente o necessário para sua sobrevivência. Com o aumento da população e os avanços tecnológicos, cada vez mais houve predomínio do homem sobre a natureza gerando desequilíbrio nos ecossistemas. Para reverter esse quadro foram realizadas diversas conferências, encontros e ações visando a busca de um novo modelo de desenvolvimento que minimizasse os impactos socioambientais ocasionados pela racionalidade econômica vigente. A educação ambiental surge como uma tentativa de se desenvolver uma nova mentalidade crítica e reflexiva voltada para a integração das diversas ciências, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Esse tipo de interação entre os diversos saberes visa tratar os problemas socioambientais em sua totalidade e complexidade. O conceito sustentabilidade envolve os aspectos econômicos e socioambientais, nesse sentido necessita do envolvimento das diversas ciências numa perspectiva interdisciplinar, possibilitando, desta maneira, o desenvolvimento que atenda todos os aspectos da realidade, mantendo o ambiente natural com todas a sua vitalidade e, um desenvolvimento com equidade e justiça social. O estudo se caracteriza como bibliográfico, tendo como objetivo analisar a importância da interdisciplinaridade para a consolidação do  desenvolvimento sustentável. Como resultado, pode-se concluir que, conforme analisado na literatura pesquisada, o desenvolvimento sustentável somente se efetiva a partir de uma visão sistêmica do desenvolvimento, alicerçado no tripé econômico, social e ambiental e, para isso necessita de uma abordagem interdisciplinar com a contribuição dos diferentes tipos de saberes.

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Biografia do Autor

Odacir Miguel Tagliapietra, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Unioeste campus Marechal Cândido Rondo -PR. Professor do curso de administração da Unioeste campus Cascavel - PR

Irene Carniatto, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

É pesquisadora e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 1993, professor adjunto do Colegiado de Ciências Biológicas da Unioeste - Campus de Cascavel-PR, docente do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon-PR, Coordenadora do Centro Universitário de Estudos, Pesquisas e Extensão de Proteção e Desastre da UNIOESTE -  CEPED UNIOESTE e do Laboratório de Pesquisa em Bacia Hidrográfica e Educação Ambiental ? LABHEA/UNIOESTE.  É Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e de Recursos Hídricos pela UFPR. Fundou e participa do Grupo de Pesquisa Monitoramento e Preservação de Ecossistemas da Unioeste/CNPQ em 2002,

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Publicado

13-09-2019

Como Citar

Tagliapietra, O. M., & Carniatto, I. (2019). A interdisciplinariedade na Educação Ambiental como instrumento para a consolidação do Desenvolvimento Sustentável. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 75–90. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9353

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-04-11
Aceito: 2019-07-04
Publicado: 2019-09-13

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