Educação Ambiental Crítica, da Teoria à Prática Escolar: Análise da experiência de um projeto no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro

Autores

  • Paolo Martins Instituto Permacultura Lab
  • Ana Carolina Souza da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Diogo Majerowicz Maneschy Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Celso Sánchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Monica Cardoso Ambivero
  • Alexandre Ferreira Lopes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2683

Palavras-chave:

Educação Ambiental em Espaços Escolares, Educação Ambiental Crítica, Projeto Político Pedagógico.

Resumo

Este trabalho investigou as possibilidades da inserção da Educação ambiental (EA) em uma escola publica, bem como suas potencialidades e desafios, tendo como base teórica a EA crítica. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Participante. Os fatores limitantes constatados para a inserção da EA crítica foram a fragilidade na formação docente, não inserção da EA no Projeto Politico Pedagógico da escola, forte presença de projetos que reproduzem o paradigma hegemônico da sociedade capitalista, entre outros. As principais potencialidades constatadas são a inserção da EA no PPP escolar elaborado de forma coletiva, garantia de formação continuada dos professores, articulação com a comunidade local e realização da EA de forma disciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paolo Martins, Instituto Permacultura Lab

Possui Bacharelado (2013) e Licenciatura (2016) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense- UFF e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ (2015).

Ana Carolina Souza da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharelado (2015) e Licenciatura (2018) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestranda pelo Programa de pós-graduaçao em Ecologia (PPGE) - UFRJ

Diogo Majerowicz Maneschy, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciando em Ciências Biológicas pela Unirio.

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Monica Cardoso Ambivero

Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2014) e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016).

Alexandre Ferreira Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas (2002), Mestre em Ecologia (2004) e Doutor em Ecologia (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. rofessor no Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro do curso de Gestão Ambiental e é professor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável - PPGPDS/UFRRJ.

Downloads

Publicado

18-06-2019

Como Citar

Martins, P., da Silva, A. C. S., Maneschy, D. M., Sánchez, C., Ambivero, M. C., & Lopes, A. F. (2019). Educação Ambiental Crítica, da Teoria à Prática Escolar: Análise da experiência de um projeto no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(2), 86–102. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2683

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2018-10-22
Aceito: 2019-05-09
Publicado: 2019-06-18