Um estudo sobre percepção ambiental e Educação Ambiental de alunos do 9º ano ensino fundamental pelo método de observação participante

Autores

  • Márcio Ney Wenceslau Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR
  • Christiano Nogueira Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2612-6624

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2671

Palavras-chave:

educação ambiental, percepção ambiental, observação participante

Resumo

O presente estudo analisou a percepção ambiental de escolares do 9º ano de uma escola, localizada na cidade de Pontal do Paraná, Paraná, como um processo participativo, envolvendo uma série de valores sensoriais, subjetivos, sociais e culturais e aspectos ambientais em relação aos mesmos. para o espaço natural e transformado. Como metodologia foi utilizada a Observação Participante para coleta e análise de dados. Verificou-se através deste método que houve um aprendizado significativo nos temas ambiental, saúde e biodiversidade, no desenvolvimento de ações que envolvem a percepção por meio da Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Ney Wenceslau, Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR

Christiano Nogueira, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais - UFPR

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Wenceslau, M. N., & Nogueira, C. (2019). Um estudo sobre percepção ambiental e Educação Ambiental de alunos do 9º ano ensino fundamental pelo método de observação participante. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(3), 276–288. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2671

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-10-03
Aceito: 2019-08-31
Publicado: 2019-09-16