Educação Ambiental e sustentabilidade: uma preocupação necessária e contínua na escola

Autores

  • Katiane Pedrosa Mirandola Silva Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
  • Keliene Pedrosa Mirandola Silva Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
  • Karine de Oliveira Canedo Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
  • Désirée Gonçalves Raggi Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Geraldo Ferreira da Silva Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2670

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Interdisciplinar, Escola.

Resumo

Nas últimas décadas a Educação Ambiental ganhou e ampliou sua relevância, especialmente na sensibilização e na conscientização de alunos. Educação Ambiental e Sustentabilidade são temas abordados, mas nem sempre presentes no currículo escolar, como prevê a legislação. Este estudo objetivou mostrar como ambos são incluídos no planejamento escolar, via análise do plano de ação de 2018, e, de entrevistas semiestruturadas feitas em duas escolas do sul do Espírito Santo, Brasil. Demonstrou necessidade de incluí-los e intensificá-los de forma interdisciplinar, contínua e permanentemente. A escola é o espaço apropriado para mudanças, podendo gerar um futuro melhor e indivíduos críticos e conscientes, capazes de reduzir os efeitos que devastam o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiane Pedrosa Mirandola Silva, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré São Mateus/ES, Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Pedagoga

Keliene Pedrosa Mirandola Silva, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré São Mateus/ES, Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Pedagoga

Karine de Oliveira Canedo, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré São Mateus/ES, Assistente Social

Désirée Gonçalves Raggi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade del Norte, Paraguai, Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo - ES/Brasil

José Geraldo Ferreira da Silva, Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, Brasil

Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ/Brasil, Docente da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa/Brasil.

Downloads

Publicado

30-03-2019

Como Citar

Silva, K. P. M., Silva, K. P. M., Canedo, K. de O., Raggi, D. G., & Silva, J. G. F. da. (2019). Educação Ambiental e sustentabilidade: uma preocupação necessária e contínua na escola. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 69–80. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2670

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-10-07
Aceito: 2018-12-27
Publicado: 2019-03-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)