A utilização de análise macroscópica de nascente como ferramenta de Educação Ambiental

Autores

  • Maria Carolina Beckauser
  • Paulo Nakashima
  • Luciana Moraes Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2635

Palavras-chave:

Nascente Urbana, Ensino de Geografia, Paranavaí-PR.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) busca capacitar a sociedade para compreender a dimensão do meio, entendendo a relação homem-natureza. Esse estudo expõe uma prática de EA, desenvolvida com alunos do 7° ano da educação básica, que objetivou conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza e suas relações com a sociedade, identificando as ações antrópicas e suas consequências na nascente urbana do córrego Villa City, no município de Paranavaí-PR. Foi realizada uma análise macroscópica na área de estudo, examinada de acordo com o método do Guia de Avaliação da Qualidade das Águas, proposto por Dias (2004) e adaptado por Gomes et al. (2005). Constatou-se que as ações antrópicas impactaram os recursos hídricos locais, afetando as populações circunvizinhas. A EA, portanto, faz-se necessária para minimizar tal problemática.

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Publicado

19-06-2019

Como Citar

Beckauser, M. C., Nakashima, P., & Silva, L. M. (2019). A utilização de análise macroscópica de nascente como ferramenta de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(2), 252–267. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2635

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-07-23
Aceito: 2019-05-09
Publicado: 2019-06-19