A Política Nacional de Educação Ambiental e os saberes ambientais na construção do consumidor-cidadão

Autores

  • Naína Ariana Souza Tumelero Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Carolina Medeiros Bahia Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2534

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Saberes ambientais, Cidadania, Consumidor-Cidadão

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a sua relação na racionalização dos “saberes ambientais” na construção do consumidor-cidadão. O estudo analisa a Política Nacional de Educação Ambiental, aprofundando o estudo da constitucionalização da educação ambiental e da Lei n. 9.795/99. A educação ambiental é tida como uma educação para a vida e uma forma de construir a racionalização dos “saberes ambientais”. Ao final, analisa-se a relação entre a educação ambiental e a construção de consumidores-cidadãos, enquanto cidadania baseada na consciência dos impactos do consumo no meio ambiente nesta, e nas próximas gerações. Ao final, aponta-se a necessidade de uma análise mais profunda entre cidadania e consumo, em que a liberdade e a racionalização das opções de compra, e a exigência quanto à qualidade do que se adquire, caracterizem-se como um novo tipo de consumidor, o denominado “consumidor-cidadão”, que não deixa de ser um “ecoconsumidor”, na medida em que se vê como parte do todo global.

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Biografia do Autor

Naína Ariana Souza Tumelero, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Bacharela em Direito, mestranda em Direito.

Carolina Medeiros Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Direito

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Publicado

30-03-2018

Como Citar

Tumelero, N. A. S., & Bahia, C. M. (2018). A Política Nacional de Educação Ambiental e os saberes ambientais na construção do consumidor-cidadão. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 124–139. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2534

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-01-17
Aceito: 2018-03-22
Publicado: 2018-03-30