Análise da viabilidade para aplicação de projetos de Educação Ambiental do ponto de vista dos atores institucionais enquanto participantes

Autores

  • Cynthia Alvez Félix de Sousa Universidade federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Arilde Franco Alves Instituto federal de Educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Tânia Maria de Andrade Instituto federal de Educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Sinara Cybelle Turíbio e Silva Nicodemo Instituto federal de Educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Gustavo Oliveira Vitorino Centro Universitário de João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2322

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Projetos de Educação Ambiental, Atores institucionais.

Resumo

A pesquisa se propôs a investigar o potencial motivacional dos atores sociais institucionais para ações em prol do meio ambiente, tendo em vista que as instituições de ensino são essenciais na conscientização ambiental. Para tanto, este estudo de caso utilizou-se de uma metodologia de cunho exploratório com abordagens quantitativas e qualitativas. Questionários foram aplicados com uma amostra de possíveis participantes de projetos de Educação Ambiental que poderão ser desenvolvidos nas instituições de ensino. Os resultados indicaram que há um relevante interesse por parte dos atores institucionais em participar de projetos de Educação Ambiental, apesar dos diferentes desafios a serem enfrentados no contexto discente, docente e da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Cynthia Alvez Félix de Sousa, Universidade federal da Paraíba, João Pessoa, PB

- Tecnóloga em Gestão Ambiental (IFPB) – Mestranda em Engenharia Civil e Ambiental (UFPB)

Arilde Franco Alves, Instituto federal de Educação, ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais (UFCG), Docente do curso de Gestão Ambiental- IFPB

Tânia Maria de Andrade, Instituto federal de Educação, ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais (UFCG), Docente do curso de Gestão Ambiental- IFPB

Sinara Cybelle Turíbio e Silva Nicodemo, Instituto federal de Educação, ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Ecologia (UFRN) Docente do curso de Gestão Ambiental- IFPB

Gustavo Oliveira Vitorino, Centro Universitário de João Pessoa

Graduando em Direito

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Publicado

30-03-2018

Como Citar

Sousa, C. A. F. de, Alves, A. F., Andrade, T. M. de, Nicodemo, S. C. T. e S., & Vitorino, G. O. (2018). Análise da viabilidade para aplicação de projetos de Educação Ambiental do ponto de vista dos atores institucionais enquanto participantes. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 272–282. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2322

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2016-03-31
Aceito: 2018-02-19
Publicado: 2018-03-30

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