Carta da Terra para Crianças como estratégia de promoção da sustentabilidade ambiental

Autores

  • Magnollya Moreno de Araújo Lelis Enfermeira da ESF- Sítio Lagoa. Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCA.
  • Môngolla Keyla Freitas de Abreu Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE
  • Maria Laís dos Santos Leite Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE
  • Veronica Salgueiro do Nascimento Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE
  • Suely Salgueiro Chacon Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2180

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pesquisa-Ação, Carta da Terra, Sustentabilidade, Criança.

Resumo

Mudar a atitude e a percepção da realidade desperta para a mudança de pensamento e ajuda a gerar condições para a criação de sociedades sustentáveis. Partindo dessa premissa, o estudo apresenta e dialoga sobre os princípios da Carta da Terra para Crianças aplicados a uma Escola de Ensino Fundamental do município de Barbalha-CE. Foi usada a abordagem qualitativa por meio da pesquisa-ação, tendo como atividade principal a exposição dialogada dos princípios da Carta. Essa iniciativa promoveu a vivência da Educação Ambiental com os estudantes a partir de temáticas como consumo consciente e respeito com o outro, promovendo a troca de vivências, a reflexão da realidade e das atitudes pelos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magnollya Moreno de Araújo Lelis, Enfermeira da ESF- Sítio Lagoa. Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCA.

Graduada em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA e mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável - PRODER pela Universidade Federal do Cariri - UFCA, com experiência voltada para a docência, liderança, pesquisa, saúde da família e assistência hospitalar. Atualmente encontra-se como enfermeira concursada da Estratégia de Saúde da Família no município de Barbalha, integrante do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (LEADERS) e orientadora dos projetos de pós graduação e membro avaliadora nas bancas de pós graduação do Centro Universitário São Camilo. Atuou como docente no curso de graduação na Faculdade Leão Sampaio,na Universidade Regional do Cariri- URCA, na Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN e na pós graduação da Faculdade Integrada de Patos- FIP e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC . É especialista em Saúde da Família, Docência do Ensino Superior, Enfermagem em Clínica Médico-Cirúrgico.

Môngolla Keyla Freitas de Abreu, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008) , especialista em Ciências Ambientais pela Faculdade Integrada de Patos (2009) ,Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia, Campus Iguatu-CE (2014). Integrante do Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (LEADERS), Mestranda e representante discente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Maria Laís dos Santos Leite, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável - PRODER da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Especialização em andamento em Psicologia aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Graduada em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio- FALS (2008-2012) com bolsa pelo PROUNI - Programa Universidade para Todos. Atualmente é servidora técnico-administrativa na Universidade Federal do Cariri - UFCA, exercendo a função de Coordenadora do Núcleo de Programas Institucionais de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão.

Veronica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE

Professora do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri. Pós – Doc em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Suely Salgueiro Chacon, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ligada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), e exerce o cargo de Reitora.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Lelis, M. M. de A., Abreu, M. K. F. de, Leite, M. L. dos S., Nascimento, V. S. do, & Chacon, S. S. (2016). Carta da Terra para Crianças como estratégia de promoção da sustentabilidade ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(5), 101–114. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2180

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2015-08-30
Aceito: 2016-12-14
Publicado: 2016-12-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)