Promovendo a conscientização ambiental: resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio sobre polímeros, plásticos e processos de reciclagem

Autores

  • Maiza da Silva Ozório Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Departamento de Física, Química e Biologia Campus de Presidente Prudente/SP
  • Moacir Pereira de Souza Filho Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Departamento de Física, Química e Biologia Campus de Presidente Prudente/SP
  • Neri Alves Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Departamento de Física, Química e Biologia Campus de Presidente Prudente/SP
  • Aldo Eloizo Job Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Departamento de Física, Química e Biologia Campus de Presidente Prudente/SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1927

Palavras-chave:

Polímeros, Plásticos, Reciclagem, Educação Ambiental.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio referente aos temas: polímeros, plásticos e reciclagem. A intervenção buscou fornecer elementos para conscientização e reflexão sobre problemas ambientais, além de despertar nos alunos um pensamento crítico. Dentre as etapas da pesquisa estão o levantamento dos conhecimentos prévios, obtidos por meio de um questionário, além de ações de informação e conscientização implementadas através de um seminário ministrado sobre o tema. A inferência dos resultados apresenta-se como uma alternativa de ensino interessante para educação escolar, uma vez as propostas de ações sugeridas pelos alunos, revelam uma dimensão social que extrapola os “muros” escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiza da Silva Ozório, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Departamento de Física, Química e Biologia Campus de Presidente Prudente/SP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia dos Materiais (POSMAT), Unesp (multicampus), Licencianda em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente/SP.

Moacir Pereira de Souza Filho, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Departamento de Física, Química e Biologia Campus de Presidente Prudente/SP

Professor Assistente Doutor do Departamento de Física, Química e Biologia – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp – Presidente Prudente/SP. Doutor e Mestre em Educação para as Ciências pela Faculdade de Ciências e Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

Neri Alves, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Departamento de Física, Química e Biologia Campus de Presidente Prudente/SP

Professor Livre Docente do Departamento de Física, Quimica e Biologia – Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp - Presidente Prudente/SP, Doutor e Mestre em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), Licenciado em Ciências com Habilitação em Física pela Faculdade de Ciências de Barretos.

Aldo Eloizo Job, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Departamento de Física, Química e Biologia Campus de Presidente Prudente/SP

Professor Livre Docente do Departamento de Física, Química e Biologia - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp - Presidente Prudente/SP, Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo – USP – São Carlos/SP, Mestre em Física Aplicada pelo Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo - São Carlos/SP e Licenciado em Ciências com Habilitação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

08-07-2015

Como Citar

Ozório, M. da S., Souza Filho, M. P. de, Alves, N., & Job, A. E. (2015). Promovendo a conscientização ambiental: resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio sobre polímeros, plásticos e processos de reciclagem. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(2), 11–24. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1927

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-06-06
Aceito: 2015-05-05
Publicado: 2015-07-08