Conscientização e educação na escola pública: o descarte indevido do óleo e seus efeitos no meio ambiente

Autores

  • Aline Ferreira de Souza Pereira Centro Universitário Adventista (UNASP)
  • Carlos Caetano Oliveira dos Santos Centro Universitário Adventista (UNASP)
  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista (UNASP)
  • Vanessa Maria Sales Raymundo Centro Universitário Adventista (UNASP)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1844

Palavras-chave:

Poluição, Descarte do Óleo, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Escola Pública.

Resumo

Resumo: As agressões ao meio ambiente têm se tornado cada vez mais significativas nas últimas décadas. Os óleos alimentares são resíduos gerados diariamente por lares e indústrias alimentícias e descartados erroneamente em diferentes locais. Esta investigação objetivou refletir nessa problemática e seus efeitos no meio ambiente. Foi uma pesquisa de natureza qualitativa que levantou opiniões e percepções sobre a questão do descarte indevido do óleo. Utilizou-se de um grupo focal de avaliação para o diagnóstico inicial e final, após o programa de intervenções em sala de aula . A amostra foi constituída de dez estudantes do nono ano de uma escola estadual da Zona sul da cidade de São Paulo. Concluiu-se que os sujeitos como um todo (80%) expressaram mudanças qualitativas com relação à consciência e compreensão da realidade, agregando novos conhecimentos em relação ao impacto do óleo no meio ambiente de forma mais crítica e reflexiva. ABSTRACT The damage to the environment have become increasingly significant in recent decades. Cooking oil waste are generated daily for homes and food industries and mistakenly discarded in different locations. This research aimed to reflect on these problems and their effects on the environment. It was a qualitative research that raised opinions and perceptions on the issue of improper disposal of oil. We used a focus group evaluation for the initial and final diagnosis after the program interventions in the classroom. The sample included ten students in ninth grade of a public school in the area south of the city of São Paulo. It was concluded that the subjects as a whole (80%) expressed qualitative changes with respect to awareness and understanding of reality, adding new knowledge about the impact of oil on the environment in a more critical and reflective. Key words: Pollution; Oil Disposal; Environmental Education; Environment; Public School.

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Biografia do Autor

Aline Ferreira de Souza Pereira, Centro Universitário Adventista (UNASP)

Licenciada em Ciências Biológicas

Carlos Caetano Oliveira dos Santos, Centro Universitário Adventista (UNASP)

Licenciado em Ciências Biológicas

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista (UNASP)

Pós Doutora em Educação pela FEUSP

Vanessa Maria Sales Raymundo, Centro Universitário Adventista (UNASP)

Licenciada em Ciências Biológicas

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Publicado

25-07-2014

Como Citar

Pereira, A. F. de S., Santos, C. C. O. dos, Zukowsky-Tavares, C., & Raymundo, V. M. S. (2014). Conscientização e educação na escola pública: o descarte indevido do óleo e seus efeitos no meio ambiente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(1), 102–115. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1844

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2013-07-12
Aceito: 2014-05-04
Publicado: 2014-07-25