Educação Ambiental em Museus de Ciência: diálogos, práticas e concepções

Autores

  • Gustavo Costa Meyer Universidade de São Paulo (USP-EACH)
  • Guilherme Costa Meyer Universidade de São Paulo (USP-EACH)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1822

Palavras-chave:

Museus, Educação Ambiental, Educação Científica

Resumo

Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi a problematização de quais aspectos possui a educação ambiental concebida e praticada em museus de ciência, tendo-se em vista a heterogeneidade de visões que cercam a questão ambiental, com as devidas posições político-ideológicas que sustentam tal entendimento. Para tal análise, utilizou-se, principalmente, de referenciais teóricos que tratam: da comunicação e divulgação científica em museus, da ecologia de saberes, da crise cognitiva e da necessidade do diálogo de saberes, e da concepção de educação ambiental crítica. Avaliou-se que a forma de educação ambiental que prevalece em alguns museus de ciência é fragmentada, reducionista e a-histórica, com abordagens pedagógicas ligadas, preponderantemente, a aspectos das ciências naturais. Palavras-chave: Museus; Educação Ambiental; Educação Científica. Abstract The main objective of this study was questioning what aspects has the environmental education conceived and practiced in science museums, keeping in view the heterogeneity of views surrounding the environmental issue, with the necessary political and ideological positions that support this understanding. For this analysis, we used mainly of theoretical frameworks that treat: communication and dissemination scientific in museums, the ecology of knowledge, cognitive crisis and the need for dialogue of knowledge, and the development of critical environmental education. It was found that the form of environmental education that prevails in some science museums is fragmented, reductionist and a-historical, with pedagogical approaches related, mainly, to aspects of the natural sciences. Key-words: Museums; Environmental Education; Scientific Education.

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Biografia do Autor

Gustavo Costa Meyer, Universidade de São Paulo (USP-EACH)

Bacharel em Gestão Ambiental; Mestrando do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política; Pesquisador e membro da ONG Mata Nativa

Guilherme Costa Meyer, Universidade de São Paulo (USP-EACH)

Bacharel em Gestão Ambiental; Pesquisador e membro da ONG Mata Nativa

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Publicado

25-07-2014

Como Citar

Meyer, G. C., & Meyer, G. C. (2014). Educação Ambiental em Museus de Ciência: diálogos, práticas e concepções. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(1), 70–86. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1822

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-09-26
Aceito: 2014-04-10
Publicado: 2014-07-25