Análise da Percepção Ambiental dos alunos visitantes do Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR/IB/UFRGS, Imbé (RS)

Autores

  • Vanessa Ochi Agostini
  • Matias do Nascimento Ritter
  • Roberto Nascimento de Farias
  • Ana Carolina dos Santos Pereira
  • Luciana Medeiros Silva
  • Luciana da Silva Menezes
  • Juliana Fabrício Tisca
  • Teresinha Guerra

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1782

Palavras-chave:

educação ambiental, natureza, questionário estruturado, percepção ambiental

Resumo

O objetivo do presente estudo foi quantificar o grau de percepção ambiental de alunos de diferentes faixas etárias e de diferentes níveis de escolaridade em relação à sua inserção na Natureza. Um questionário estruturado foi aplicado em uma amostra de 20% do total de alunos visitantes do Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR, totalizando 67 questionários. O aumento de respostas positivas, quanto à inserção na Natureza, foi relacionada positivamente ao grau de escolaridade dos entrevistados. Entretanto, não foi possível estabelecer diferenças em relação à percepção ambiental entre o ensino público e o privado. Com o aumento do nível de ensino, a compreensão de que são diversos os modos de inserção à Natureza aumenta, embora a urbanização não seja vista como parte da Natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ochi Agostini

Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica – Instituto de Oceanografia (IO). Avenida Itália Km.8 Campus Carreiros – Caixa Posta 474 - CEP 96201-900, Rio Grande, RS.

Matias do Nascimento Ritter

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Bento Gonçalves, 9500/Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.

Roberto Nascimento de Farias

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Bento Gonçalves, 9500/Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.

Ana Carolina dos Santos Pereira

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ecologia.

Luciana Medeiros Silva

Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica – Instituto de Oceanografia (IO). Avenida Itália Km.8 Campus Carreiros – Caixa Posta 474 - CEP 96201-900, Rio Grande, RS.

Luciana da Silva Menezes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Bento Gonçalves, 9500/Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.

Juliana Fabrício Tisca

Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica – Instituto de Oceanografia (IO). Avenida Itália Km.8 Campus Carreiros – Caixa Posta 474 - CEP 96201-900, Rio Grande, RS.

Teresinha Guerra

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Avenida Bento Gonçalves, 9500/Agronomia, CEP 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

01-02-2014

Como Citar

Agostini, V. O., Ritter, M. do N., Farias, R. N. de, Pereira, A. C. dos S., Silva, L. M., Menezes, L. da S., Tisca, J. F., & Guerra, T. (2014). Análise da Percepção Ambiental dos alunos visitantes do Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR/IB/UFRGS, Imbé (RS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(2), 93–102. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1782

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-10-28
Aceito: 2012-09-07
Publicado: 2014-02-01