Educação Ambiental na escola pública Unidade Integrada Governador Matos Carvalho, São Luis (MA): um estudo de caso

Autores

  • Michelle Menezes Machado
  • Weline Lopes Macau
  • Mayara Soares Cunha
  • Débora de Matos Pereira
  • Jeremias Guilherme dos Praseres França
  • Naiza Maria Castro Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1745

Palavras-chave:

Educação Ambiental, escola, lixo.

Resumo

Esta pesquisa enfoca um estudo de caso participante realizado em uma escola da rede pública em São Luís (MA). Recursos metodológicos: questionários, palestras, dinâmicas, recursos áudio-visuais, oficinas e ação social. Resultados dos questionários: para 88,68% (pré-teste) e 96,23% (pós-teste) dos alunos, o lixo prejudica o meio ambiente; para 81,13% (pré-teste) e 90,57% (pós-teste), aterro sanitário é destino corretos para o lixo; para 77,36% (pré-teste) e 88,68% (pós-teste), faz-se dobradura para reutilizar papel; 13,21% (pré-teste) e 54,72% (pós-teste) dos alunos sabem quais materiais são separados na coleta seletiva; 81,13% (pré-teste) e 96,23% (pós-teste) consideram a Educação Ambiental importante. Observou-se que os alunos apresentaram melhora no rendimento da avaliação final em relação a avaliação inicial. Palavras-chave: Educação Ambiental; escola; lixo. ABSTRACT: This research focuses a participant study of case realized in a public school in São Luís (MA). Methodological resources: questionnaires, lectures, use of animations and music, workshops and social action. Results of questionnaires to 88.68% (pre-test) and 96.23% (post-test) of the students, the garbage harms the environment, to 81.13% (pre-test) and 90.57% (post-test), landfill is a correct destination for the garbage; to 77.36% (pre-test) and 88.68% (post-test), we can reuse a scratched paper doing folding; 13.21% (pre-test) and 54.72% (posttest) of the students know what kind of materials are separated in the selective collection, 81.13% (pre-test) and 96.23% (post-test) considered important Environmental Education. It was noted that students showed improvement in the yield of the final assessment for initial evaluation. Keywords: Environmental Education; school; garbage.

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Biografia do Autor

Michelle Menezes Machado

Graduada em Licenciatura em Biologia/ Departamento Acadêmico de Biologia/Instituto Federal de Educação, Cências e Tecnologia do Maranhão

Weline Lopes Macau

Graduada em Licenciatura em Biologia/ Departamento Acadêmico de Biologia/Instituto Federal de Educação, Cências e Tecnologia do Maranhão

Mayara Soares Cunha

Graduada em Licenciatura em Biologia/ Departamento Acadêmico de Biologia/Instituto Federal de Educação, Cências e Tecnologia do Maranhão

Débora de Matos Pereira

Acadêmica de Licenciatura em Biologia/ Departamento Acadêmico de Biologia/Instituto Federal de Educação, Cências e Tecnologia do Maranhão

Jeremias Guilherme dos Praseres França

Acadêmico de Licenciatura em Biologia/ Departamento Acadêmico de Biologia/Instituto Federal de Educação, Cências e Tecnologia do Maranhão

Naiza Maria Castro Nogueira

Dra. Profa. do Departamento de Biologia/ Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão

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Publicado

10-02-2014

Como Citar

Machado, M. M., Macau, W. L., Cunha, M. S., Pereira, D. de M., França, J. G. dos P., & Nogueira, N. M. C. (2014). Educação Ambiental na escola pública Unidade Integrada Governador Matos Carvalho, São Luis (MA): um estudo de caso. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(2), 20–30. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1745

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-05-10
Aceito: 2011-08-04
Publicado: 2014-02-10