<b>Educação para sustentabilidade: turismo ecopedagógico no Centro de Permacultura Asa Branca, Brasília DF<b>

Autores

  • Thiago Rocha dos Santos Jacintho
  • Rosana de Carvalho Cristo Martins Universidade de Brasília, UNB. Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1740

Palavras-chave:

Permacultura, Ecopedagogia, Sustentabilidade, Educação ambiental

Resumo

Este trabalho aborda a Permacultura como estratégia para realização da educação para sustentabilidade por meio do turismo ecopedagógico na chácara Asa Branca. A pesquisa consistiu na realização de aulas ao ar livre, com programas pré-definidos, estabelecidos previamente com os professores e da Escola Classe Jardim Botânico. Os programas trabalhados foram: água; terra e cerrado. Foram realizadas 29 visitas à Chácara Asa Branca com um número total de 413 alunos. A utilização da permacultura como estratégia para educação para sustentabilidade mostrou-se eficiente, cumpriu os objetivos propostos e confirmou a hipótese de que a realização do turismo ecopedagógico baseado na Permacultura promove bons ensinamentos para práticas de ocupação humana sustentáveis, promovendo atitudes voltadas à recuperação de áreas degradadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Rocha dos Santos Jacintho

Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Florestal, Programa de Pós -graduação em Ciências Florestais

Rosana de Carvalho Cristo Martins, Universidade de Brasília, UNB. Brasília/DF

Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil(2004). Professor Adjunto II da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

12-08-2013

Como Citar

Jacintho, T. R. dos S., & Martins, R. de C. C. (2013). <b>Educação para sustentabilidade: turismo ecopedagógico no Centro de Permacultura Asa Branca, Brasília DF<b>. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 7(2), 18–28. https://doi.org/10.34024/revbea.2012.v7.1740

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2011-04-13
Aceito: 2011-08-04
Publicado: 2013-08-12