<b>Análise sobre a conscientização ambiental em escolas da rede municipal de ensino<b>

Autores

  • Cristina Joziane Brondani
  • Marjana Eloísa Henzel

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1715

Palavras-chave:

Meio ambiente. Educação ambiental. Conscientização.

Resumo

Com o intuito verificar como a Educação Ambiental está inserida no planejamento de ensino, realizou-se um estudo do nível de conscientização ambiental de alunos e professores da rede municipal de ensino de um pequeno município do estado do (RS). Verificou-se como a Educação Ambiental está inserida no planejamento de ensino, através da análise de experiências dos professores das Escolas da Rede Municipal de Ensino, da verificação das problemáticas ambientais existentes no município, e da pesquisa por meio de diagnóstico de campo do nível de comprometimento e de conscientização ambiental dos alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental. Analisou-se o contexto escolar observando de que forma os educadores trabalham a problemática ambiental nas Escolas. Avaliou-se nas Escolas as ações educativas voltadas à preservação e valorização do meio ambiente e com base no diagnóstico obtido, sugeriram-se melhorias. Foram verificados e analisados os dados obtidos através das pesquisas e entrevista e, os mesmos foram tabulados para posterior análise e tomada de decisões. Assim, foi possível formular as devidas recomendações para as escolas, as quais deverão implantá-las para poder alicerçar metodologias mais eficazes e diminuir as dificuldades encontradas atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-12-2010

Como Citar

Brondani, C. J., & Henzel, M. E. (2010). <b>Análise sobre a conscientização ambiental em escolas da rede municipal de ensino<b>. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 5(1), 37–44. https://doi.org/10.34024/revbea.2010.v5.1715

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2010-12-08
Aceito: 2010-12-08
Publicado: 2010-12-08

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.