Educação Ambiental e abelhas sem ferrão: proposta de intervenção didática interdisciplinar na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Carlos Antonio Lira Felipe Neto Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0003-3626-8984
  • Alexandre Moura Lima Neto Universidade CEUMA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14351

Palavras-chave:

Educação ambiental, Roteiro didático, Educação transformadora, Interdisciplinaridade, Polinizadores nativos

Resumo

Esta proposta de intervenção aborda as abelhas sem ferrão no contexto da Educação Ambiental. O roteiro didático elaborado contempla objetivos, ambientações, conteúdos, métodos e estratégias de ensino e está estruturado em três momentos (reflexão, experimentação e proposição integradora), sendo orientado por Delizoicov (1991) e conduzido por levantamento bibliográfico, pela educação transformadora e pela interdisciplinaridade. Com a sua aplicação, passível de ajustes, espera-se que as instituições de ensino, públicas e privadas, possam construir pontes de diálogo, aproximando as áreas do conhecimento e encontrando nos polinizadores nativos um exemplo motivador para conduzir a humanidade e os ecossistemas por um caminho seguro e próspero.

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Biografia do Autor

Carlos Antonio Lira Felipe Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Fiscal Ambiental e Membro do Núcleo de Educação Ambiental do Município de Patos-PB.

Alexandre Moura Lima Neto, Universidade CEUMA

Mestrando Direito e Afirmação de Vulneráveis, Bolsista FAPEMA.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Felipe Neto, C. A. L., & Lima Neto, A. M. (2022). Educação Ambiental e abelhas sem ferrão: proposta de intervenção didática interdisciplinar na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 247–261. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14351

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-09-19
Aceito: 2022-09-26
Publicado: 2022-12-01