A Educação Ambiental frente ao desafio da crise climática, na visão de um material pedagógico da Unesco: reprodutivista ou transformadora?

Autores

  • Rebekah Farias Cardoso de Britto Pedrosa Universidade de Brasília - UnB
  • Irineu Tamaio Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14325

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica;, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Emergência Climática;, Comunidades escolares.

Resumo

A pesquisa consistiu em analisar a compreensão da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no documento pedagógico da Unesco intitulado “Em preparação para o clima: um guia para as escolas sobre as ações climáticas”. Foram observadas as propostas pedagógicas e a concepção de crise climática do guia, buscando verificar se, nele, o conceito de Educação Ambiental (EA) reflete sobre as raízes sociopolíticas do problema. Utilizamos a metodologia de análise temática, tendo como critério de investigação a presença ou ausência de menção às causas estruturais da crise nas propostas de EA apresentadas. Concluímos que a compreensão de EDS do referido documento propõe apenas ações individuais no âmbito da escola, sem projetá-las para a sociedade como uma pauta emergente.

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Biografia do Autor

Rebekah Farias Cardoso de Britto Pedrosa, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília (UnB) e atualmente faz Mestrado em Ciências Ambientais pela UnB.

Irineu Tamaio, Universidade de Brasília - UnB

Possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília-UnB, mestrado em Geociências - área Educação aplicada às Geociências, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Professor Adjunto do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília - UnB e pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - UFMT. Trabalhou como Coordenador de Educação Ambiental do WWF-Brasil e no Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, elaborando as estratégias e diretrizes de política pública para a área de educação ambiental e mudanças climáticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Mudanças Climáticas; História Ambiental do Cerrado.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Pedrosa, R. F. C. de B., & Tamaio, I. (2022). A Educação Ambiental frente ao desafio da crise climática, na visão de um material pedagógico da Unesco: reprodutivista ou transformadora?. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 227–246. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14325

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-09-11
Aceito: 2022-10-07
Publicado: 2022-12-01