Potencial educativo e importância do zoológico para a conservação da fauna silvestre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14244

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Colônia de férias, Desmistificação do zoológico

Resumo

Os zoológicos são ambientes não formais de ensino com grande potencial educativo. Esse trabalho buscou promover a Educação Ambiental (EA) em espaços não formais, utilizando o zoológico como local de estudo. Para isso, uma colônia de férias foi organizada para 19 crianças (9 a 12 anos). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e a constituição dos dados se deu através de questionários pré e pós, submetidos a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram uma carência no conhecimento sobre o real papel dos zoológicos e suas atribuições. Após as atividades, foi identificado uma maior criticidade com os temas estudados, demonstrando que existem várias possibilidades para se trabalhar a EA em zoológicos.

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Biografia do Autor

Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos, desenvolve atividade de pesquisa e docência junto ao curso de Ciências Biológicas e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui Graduação em Ciências Biológicas (2005). Especialização em Educação Profissional na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (2006). Especialização em Gestão Ambiental de Municípios (2012). Mestrado em Zootecnia pelo programa de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Doutorado em Biologia Comparada pelo programa de pós-graduação em Biologia Comparada da Universidade Estadual de Maringá (2012).

Jucelaine Haas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) e doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Fez estágio como pesquisadora visitante na Universidade de Southampton, Reino Unido (2014 - 2015). É professora da UTFPR campus Dois Vizinhos. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em controle alternativo de pragas, segurança para organismos nao-alvo e interação inseto-planta. 

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Publicado

01-04-2023

Como Citar

Rodrigues, K., Sereia, D. A. de O., & Haas, J. (2023). Potencial educativo e importância do zoológico para a conservação da fauna silvestre. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(3), 265–282. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14244

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-08-24
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-04-01