Indícios de percepção dos professores de ciências e biologia sobre os macroinvertebrados bentônicos e o seu uso para a Educação Ambiental

Autores

  • Patricia Almeida Sacramento Universidade Estadual de Maringá
  • Norma Barbado Instituto Federal do Paraná
  • Patricia Pereira Gomes Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14103

Palavras-chave:

Sensibilização, Popularização da Ciência, Método científico, Riachos, Práticas pedagógicas inovadoras

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores de Ciências e Biologia sobre macroinvertebrados bentônicos, e o seu potencial uso em atividades escolares. Um questionário foi formulado por meio da plataforma Google Forms contendo questões e um vídeo de sensibilização. Após os professores assistirem ao vídeo, foi possível notar nos mesmos indícios de percepção sobre a importância desses organismos como bioindicadores da qualidade dos recursos hídricos. A maioria dos professores se mostraram favoráveis a inserção de atividades práticas utilizando esses organismos, já que estas podem contribuir com a popularização da ciência e da formação de estudantes mais conscientes com o ambiente em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBA- TERCEDOR, J. Macroinvertebrados acuaticos y calidade de las aguas de los rios. IV Simposio del Agua em Andaluzia (SIAGA), Almeria, v.2, p. 203-213. IBSN: 84- 784. 1996.

AQUARIPARIA – Cuidando das nossas bacias hidrográficas. Disponível em: <http://aquariparia.org/>. Acesso em 28 de julho de 2020.

BARBADO, N.; KOBREIN, J. C. P.; SANTOS, L. N.; CRUZ, P. A. G. Circuito de atividades como ferramenta auxiliar na formação do educador ambiental. Revista eletrônica Ludus Scientiae (RELuS), v. 3, n. 1, p. 87-99, 2019.

BICUDO, C. E. M.; TUNDISI, J. G.; SCHEUENSTUHL, M. C. B. Águas do Brasil: análises estratégicas. São Paulo, Instituto de Botânica, 2010. 224 p.

BOËCHAT, I. G.; PAIVA, A. B. M.; HILLE, S.; GÜCKER, B. Land-use effects on river habitat quality and sediment granulometry along a 4th-order tropical river. Revista Ambiente e Água, v. 8, n. 3, p. 54-64, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>.

BRASIL. Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>

BRASIL. Lei n° 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos sólidos; altera a Lei n°9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2010/lei/l12305.htm>.

CABRAL, S. N. Trilhas da educação profissional: inovação e criatividade nas práticas pedagógicas do Senac Ceará. Senac Ceará, 2020. 182 p.

CALLISTO, M.; MORETTI, M.; GOULART, M. Macroinvertebrados Bentônicos como Ferramenta para Avaliar a Saúde de Riachos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 6, n. 1, p. 71-82, 2001.

CAMARGO, J. C.; VELHO, L. F. M. Reflexões sobre o consumo sustentável. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 29, p. 1-19, 2012.

CASTRO, D. M. P.; DOLÉDEC, S./ CALIISTO, M. Landscape variables influence taxonomic and trait composition of insect assemblages in Neotropical savanna streams. Freshwater Biology, v. 62, p. 1472-1486, 2017.

CHARLOT, B. A Educação Ambiental na sociedade contemporânea: bricolagem pedagógica ou projeto antropológico? Pesquisa em Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 10-19, 2020.

COUCEIRO, S. R. M.; HAMADA, N.; FORSBERG, B. R.; PIMENTEL, T. P.; LUZ, S. L. B. A macroinvertebrate multimetric index to evaluate the biological condition of streams in the Central Amazon region of Brazil. Ecological Indicators, v. 18, p. 118-125. 2012.

CZERNIAWSKI, R. SLUGOCKI, L.; KREPSKI, T.; WILCZAK, A.; PIETRZAK K. 2020. Spatial Changes in Invertebrate Structures as a Factor of a Strong Human Activity in the Bed and Catchment Area of a Small Urban Stream. Water, v. 12, 913. doi:10.3390/w12030913

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. UNIVATES, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FERNANDES, V. O.; SILVA, L. P.; ARAÚJO, M. P. M. Sensibilização ambiental para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da divulgação científica: desvelando os mistérios da lagoa Mãe-Bá. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 116-130, 2020.

FISHER, B.; TURNER, R. K.; MORLING, P. Defining and classifying ecosystem services for decision making. Ecological Economics, v. 68, p. 643-653, 2009.

FRANÇA, J. S.; CALLISTO, M. Macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade de água: experiências em Educação Ambiental e mobilização social. Revista Extensão, v. 2, n. 1, p. 197-206, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Editora Paz e Terra. 144 p.

KAMP, K. V.; RIGGE, M.; TROELSTRUP, N.H.; SMART, A. J.; WYLIE, B. Detecting channel riparian vegetation response to best-management-practices implementation in ephemeral streams with the use of spot high-resolution visible imagery. Rangeland Ecology and Management, v. 66, n. 1, p. 63-70, 2013.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.

LEMOS, E. S. A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 1, n. 1, p. 25-35, 2011.

LENAT, D. R.; BARBOUR, M. T. Using benthic macroinvertebrate community structure for rapid, cost-effective, water quality monitoring: rapid bioassessment. In: VOEB, S. L.; SPACIE, A. (Eds). Biological monitoring of aquatic systems. Lewis Publishers, p. 187-215, 1994.

MARINHO, J. F. U.; CORREIA, J.E.; MARCATO, A. C. C.; PEDRO-ESCHER, J.; FONTANETTI, C. S. Sugar cane vinasse in water bodies: Impact assessed by liver histopathology in tilapia. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 110, p. 239-245, 2014.

MOREIRA, M. A. O que é aprendizagem significativa. Qurriculum, n. 25, p. 29-56, 2012.

MORETTO, Y.; ISAAC, A.; SILVA, S. R.; HEIN, G. S.; MARGATTO, L. M.; SANTOS, A. P. A.; LAVANHOLI, A. L.; SILVA, H. C. M.; OLIVEIRA, L. A.; ARAÚJO, M. C. S.; HAWERROTH, N. D.; OLIVEIRA, P. F.; PUJARRA, S.; MEURER, T. Bicho d’água: conhecer para preservar. Revista Bioika, edição 2, 2018.

NORDBORG, M.; CEDERBERG, C.; BERNDES, G. Modeling potential freshwater ecotoxicity impacts due to pesticide use in biofuel feedstock production: the cases of maize, rapeseed, Salix, soybean, sugar cane, and wheat. Environmental Science and Technology, v. 48, p. 11379-11388, 2014.

PARANÁ. Lei n° 17.505 de 11 de janeiro de 2013. Institui a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema de Educação Ambiental e adota outras providências. Disponível em: <https://leisestaduais.com.br/pr/lei-ordinaria-n-17505-2013-parana-institui-a-politica-estadual-de-educacao-ambiental-e-o-sistema-de-educacao-ambiental-e-adota-outras-providencias>.

PARANÁ. Secretaria da Educação do Estado do Paraná, 2020. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/faq/category.php?categoryid=55>. Acesso em: 08 de julho de 2020.

PAULUS, M. P.; FRANK, L. R. Ventromedial Prefrontal Cortex Ativation is Critical for Preference Judgments. NeuroReport, v. 14, n. 10, 2003.

PEIRCE, C. S. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Ed. A. W. Burks Edição eletrônica reproduzindo os seis primeiros volumes. Cambridge: Harvard University Press, v. 7-8, 1958.

PERALTA, E. M.; BATUCAN JR, L. S.; DE JESUS, I. B. B.; TRIÑO, E. M. C.; UEHARA, Y.; ISHIDA, T.; KOBAYASHI, Y.; KO, C.Y.; IWATA, T.; BORJA, A. S.; BRIONES, J. C. A.; PAPA, R. D. S.; MAGBANUA, F. S.; OKUDA, N. Nutrient loadings and deforestation decrease benthic macroinvertebrate diversity in an urbanised tropical stream system. Limnologica, v. 80, 2020. https://doi.org/10.1016/j.limno.2019.125744

RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica [livro eletrônico]. Curitiba: Ibpex, 2013. 249 p.

RESH, V. H. & JACKSON, J. K. Rapid assessment approaches to biomonitoring using benthic macroinvertebrates. In: ROSENBERG, D. M., RESH, V. H. (Eds), Freshwater Biomonitoring and Benthic Macroinvertebrates. p. 195-233, 1993.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE. C. S. Pandemia da covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.

ROSA, C. E.; BEDIN, E.. A motivação no ambiente escolar: uma visão sobre a relação entre o professor, os alunos, os saberes e o processo de ensinarem. Anais do 38° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2018.

SANTOS, D. M.; LEAL, N. M. Pedagogia de Projetos: práxis pedagógicas como instrumento de avaliação inovadora no processo de ensino aprendizagem. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalida, v. 6, n. 1, p. 76-87, 2020.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-24, 2020.

SILVA, M. E.; GÓMEZ, C. R. P. Consumo consciente: o papel contributivo da educação. REUNA, v. 15, n. 3, p. 43-54, 2010.

SILVA, M. M. P.; LIMA, R. A.; GOMES, R. B.; MENDES, R. A.; SOBRINHO, J. B. S.; ARAÚJO, E. C. S.; LIMA, V. G. S. Educação Ambiental: ferramenta indispensável à gestão municipal de resíduos sólidos. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 28743-28757, 2020.

SILVA, C. S.; JESUÍNO, S. A. Aterros Sanitários: Aspectos gerais atrelados a Política Nacional de Resíduos Sólidos vinculado à Educação Ambiental. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 48251-48269, 2020.

SOUZA, L. C. O.; ASSIS, C. M. Uso de novas tecnologias para Educação Ambiental em prol da gestão dos resíduos sólidos recicláveis em Belo Horizonte/MG (Vem reciclar). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, p. 1021-1039, 2020.

TATSUMI, K.; YAMASHIKI, Y. Effect of irrigation water withdrawals on water and energy balance in the Mekong River Basin using an improved VIC land surface model with fewer calibration parameters. Agricultural Water Management, v. 159, p. 92-106, 2015.

TUNDISI, G. J. Governança da água. Revista UFMG. Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 222-235, 2013.

WOODWARD G., GESSNER M.O., GILLER P.S., GULIS V., HLADYZ S., LECERF A., MALMQVIST B., MCKIE B.G., TIEGS S.D. AND CARISS H., 2012. Continental-scale effects of nutrient pollution on stream ecosystem functioning. Science, 336,1438-1440.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Sacramento, P. A., Barbado, N., & Gomes, P. P. (2022). Indícios de percepção dos professores de ciências e biologia sobre os macroinvertebrados bentônicos e o seu uso para a Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 262–281. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14103

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-07-21
Aceito: 2022-09-23
Publicado: 2022-12-01