A Educação Ambiental no contexto pandêmico: análise de sua inserção nos Planos de Estudo Tutorados (PETS) do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Izabella Muniz-Dias Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Goreti Figueiredo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Raissa Tavares Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ernesto Canedo-Júnior Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14007

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Plano de Estudo Tutorado, COVID-19, Ensino remoto

Resumo

O artigo em questão propõe uma análise da Educação Ambiental nos Planos de Estudos Tutorados (PETs) do Estado de Minas Gerais durante o período da pandemia causada pela Covid-19. Neste contexto, as escolas precisaram suspender as aulas e utilizar novos recursos para continuar com o processo de ensino aprendizagem em regime não presencial, surgindo assim os PETs. Dessa forma, o presente trabalho, de caráter qualiquantitativo e com abordagem bibliográfica/documental, utilizou dos PETs do ensino regular dos anos iniciais do ensino fundamental (de 1º a 5º ano), no período de 2020 e 2021. Com isso, foram feitas análises e reflexões das temáticas relacionadas à Educação Ambiental, visando compreender a natureza das atividades abordadas e se as mesmas estavam em concordância com as propostas educacionais atuais relacionadas ao meio ambiente. Assim, pôde-se notar a inserção da Educação Ambiental nos planos, de forma interdisciplinar e também evidenciando a preocupação em despertar nos estudantes uma consciência crítica sobre as problemáticas ambientais. Contudo, o real alcance e efetividade das atividades propostas relacionadas a essa temática, bem como as lacunas sociais ocasionadas pela pandemia, são questões que devem ser trabalhadas na volta do ensino presencial.

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Muniz-Dias, I., Figueiredo, M. G., Tavares, R., & Canedo-Júnior, E. (2022). A Educação Ambiental no contexto pandêmico: análise de sua inserção nos Planos de Estudo Tutorados (PETS) do Estado de Minas Gerais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 445–463. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14007

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-06-23
Aceito: 2022-08-10
Publicado: 2022-10-01

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