Educação Ambiental e extensão popular como objetos de transformação social: experiência em Criciúma (SC)

Autores

  • Eduardo Fernandes Martinello Universidade Federal do Sul da Bahia
  • José Carlos Virtuoso Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Carlyle Torres Bezerra de Menezes Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13981

Palavras-chave:

Educação, Gestão Ambiental, Autonomia, Ética

Resumo

O presente artigo reporta a experiência de projeto de extensão desenvolvido em uma escola de educação básica de Criciúma e com a população de um condomínio residencial nas suas imediações, entre 2013 e 2017. Seu objetivo foi fortalecer o processo de sensibilização ecológica na comunidade escolar, estendendo-se ao coletivo condominial. A metodologia orientou-se pelos preceitos freirianos, concebendo como agentes transformadores a própria comunidade escolar e seus condôminos vizinhos, por meio de oficinas sobre resíduos sólidos, produção de papel artesanal, além de reuniões para trocas de saberes. Como resultado foi possível observar a mudança de hábitos na escola no que tange à gestão de resíduos sólidos e no uso dos seus bens naturais.

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Martinello, E. F., Virtuoso , J. C., & Menezes, C. T. B. de. (2022). Educação Ambiental e extensão popular como objetos de transformação social: experiência em Criciúma (SC). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 263–276. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13981

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2022-06-06
Aceito: 2022-08-05
Publicado: 2022-10-01