Participação e avaliação de projetos de Educação Ambiental nos municípios limítrofes à bacia petrolífera de Campos (RJ)

Autores

  • Vitor de Moraes Peixoto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Gisele Braga Bastos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Larissa Martins Marques Universidade de Brasília
  • Lara Bernardo de Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro https://orcid.org/0000-0003-1804-7635

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13950

Palavras-chave:

Educação Ambiental, avaliação de PEAS, Pescadores artesanais

Resumo

O artigo aborda o debate sobre educação ambiental crítica que orienta o escopo dos programas de educação ambiental no âmbito do licenciamento ambiental público.

O artigo aborda o debate sobre Educação Ambiental crítica que orienta o escopo dos programas de Educação Ambiental no âmbito do licenciamento ambiental público. Analisam-se dados do CENSO da Pesca PEA Pescarte concernentes à avaliação de pescadores e pescadoras sobre projetos (REMA, Quipea, NEA, FOCO, Observação, PEA OGX e Pólen). A análise econométrica multivariada evidenciou que residentes de Arraial do Cabo e Quissamã, melhores condições econômicas e escolaridade média são fatores significantes que aumentam as chances de participação nos projetos. O presente trabalho é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte que é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo IBAMA.

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Biografia do Autor

Vitor de Moraes Peixoto, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, sistema político, financiamento de campanhas, accountability, representação e competição eleitoral.

Larissa Martins Marques, Universidade de Brasília

Graduada em Administração Pública da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Foi bolsista Nota 10 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, premiada no CONFICT. Atualmente ingressa no Mestrado UNB. Estuda diferenças de gênero em atitudes e voto. Áreas de interesse: desigualdades de gênero, comportamento eleitoral, partidos e eleições.

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Peixoto, V. de M., Bastos, G. B., Marques, L. M., & Oliveira, L. B. de. (2022). Participação e avaliação de projetos de Educação Ambiental nos municípios limítrofes à bacia petrolífera de Campos (RJ). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 239–262. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13950

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-26
Aceito: 2022-07-26
Publicado: 2022-10-01