Educação Ambiental no ensino superior: uma análise do currículo do curso de pedagogia em uma Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

  • Helen Freitas Ferraz de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3751-3622
  • Alessandro Medeiros Pedro Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil
  • Ricardo Silva Andrade Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7884-6629
  • Vinícius José Silva Barbosa Moreira Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil
  • Luciana Botezelli Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5916-0442
  • Adriana Maria Imperador Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13942

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Responsabilidade Socioambiental; Ensino Superior; Pedagogia.

Resumo

É pretendida, neste artigo, a análise da estruturação interdisciplinar da Educação Ambiental no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG, utilizando o recorte temporal dos últimos cinco anos (2015-2020) e a sua contribuição na formação do Pedagogo. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, com vistas aos documentos institucionais (Projetos Políticos Pedagógicos e as Dinâmicas Curriculares). Em seguida, por meio de uma metodologia quali-quantitativa, discutiu-se a relevância da Educação Ambiental no curso de Pedagogia. Após a inserção da Educação Ambiental na grade curricular, são discutidas ações pertinentes às universidades em adotarem a temática socioambiental como determina a lei, alternando entre a obrigação legal com a autonomia de empregá-la nos diversos contextos educacionais, preparando assim o pedagogo para lidar com as problemáticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Freitas Ferraz de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil

Graduação em Pedagogia e Direito. Graduanda em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Pós-graduação Latu Sensu em Gestão do Trabalho Pedagógico e em Direito Ambiental. Pós-graduanda Latu Sensu em Educação Ambiental. Cursando Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC. Área de atuação: Professora do curso de Direito da Anhanguera Itabuna e Advogada OAB/BA.

Ricardo Silva Andrade, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil

Graduação em Administração. Pós-graduação Latu Sensu em Gestão de Negócios. Cursando Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG

Vinícius José Silva Barbosa Moreira, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas. Pós-graduação Latu Sensu em educação, com ênfase no ensino fundamental 2 e médio. Cursando Pós-graduação Stricto Sensu em ciências Ambientais pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL MG.

Luciana Botezelli, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil

Engenheira Florestal, Mestrado em Engenharia Florestal (Manejo Ambiental), Doutorado em Ciências (Ecologia de Florestas Tropicais) atuando em Conservação da natureza, Planejamento ambiental e urbano, Gestão ambiental, Educação ambiental e Unidades de Conservação.

Adriana Maria Imperador, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, PPGCA, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, MG, Brasil

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre e Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, atuando em Educação ambiental.

Referências

BARBA, H. C.; FEZA, R. C. E. Políticas Curriculares em Educação Ambiental no Curso de Pedagogia: um estudo de caso na Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Revista Espaço do Currículo. João Pessoa, v. 3, n. 11, p. 516-530, dez/2018.

BRASIL. 2012. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: Diário Oficial da União, 18/jun. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf>. Acesso em 20 out. 2021.

BRASIL. 1999. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental, Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em 20 out. 2021.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall. 2002.

CRUZ, C. A.; MELO, N. B. I.; MARQUES, M. C. S. A. Educação Ambiental Brasileira: História e adjetivações. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 11, n. 1, p. 183-195, mar/2016.

DINIZ, B. Relato de experiência a educação ambiental na formação de professores. Revista Simbio-Logias. Botucatu, v.1, n. 2, p. 01-12, nov/2008.

FERREIRA, V. L. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Cadernos de Pesquisa. [s.l.], Brasil, v. 42, n. 145, p. 311-316, abr/2012.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.

GRANDISOLI, E. (org). Educar para a Sustentabilidade: Visões de presente e futuro. São Paulo: Na Raiz. 2020.

JOSLIN, E. B.; ROMA, A. C. A. Importância da Educação Ambiental na Formação do Pedagogo: Construção de Consciência Ambiental e Cidadania. Revista Ciência Contemporânea, [s.l.], Brasil, v. 2, n. 1, p. 95-110, jun-dez/2017.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes. 2014.

MILARÉ, E. Direito do Ambiente. 11ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2018.

REIS, F. A. G. V. et al. Contextualização dos cursos superiores de meio ambiente no Brasil: engenharia ambiental, engenharia sanitária, ecologia, tecnólogos e sequenciais. Engenharia Ambiental: Pesquisa e Tecnologia. Espírito Santo do Pinhal, v. 2, n. 1, p. 05-34, jan/dez 2005.

SATO, M. Apaixonadamente Pesquisadora em Educação Ambiental. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, v. 9, n. 16/17, p. 24-35, jun/2001.

SOKOLOWSKI, M. T. História do curso de Pedagogia no Brasil. Revista Comunicações. Piracicaba, v. 20, n 1, p. 81-97, jan-jun/2013.

SOUZA, O. V. Educação Ambiental na efetivação de práticas ecológicas: Um estudo de caso sobre práticas ecológicas e coleta seletiva na Universidade Estadual da Paraíba. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 364 -375, dez/2014.

SOUZA, A. G. C. A. et al. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - UNIFAL-MG. 2ª ed. Alfenas. 2019.

UHDE, E. M. et al. Práticas de Educação Ambiental em uma Escola de Campo. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 114-129, fev/2021.

Downloads

Publicado

01-10-2022

Como Citar

Oliveira, H. F. F. de ., Pedro, A. M., Andrade, R. S., Moreira, V. J. S. B., Botezelli, L. ., & Imperador, A. M. . (2022). Educação Ambiental no ensino superior: uma análise do currículo do curso de pedagogia em uma Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 23–32. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13942

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-23
Aceito: 2022-06-03
Publicado: 2022-10-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.