Percepção e Educação Ambiental: um estudo de caso no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) no município do Crato (CE)

Autores

  • Camila Esmeraldo Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Fábio Soares Guerra Universidade Federal do Ceará
  • Joelma Pereira da Silva Universidade Federal do Cariri
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Maria Jéssica Sousa Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Marivando Barros Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13883

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sensibilização, Experiência Individual

Resumo

Com o advento da globalização, a forma pela qual os recursos naturais são extraídos e rapidamente transformados em produtos de consumo e a intensa procura por esses bens acabam gerando mudanças significativas na natureza e no comportamento da sociedade. As poluições são intensificadas alcançando níveis locais, regionais e até globais. Entretanto, como as pessoas percebem as questões ligadas ao meio ambiente? O presente trabalho objetivou avaliar a percepção ambiental dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos, a fim de verificar a maneira como eles percebem as questões ambientais. Esse estudo fornece apoio, para auxiliar no desenvolvimento das ações de Educação Ambiental no CEJA do município do       Crato-CE. A coleta dos dados foi realizada com quarenta alunos, através de uma entrevista  contendo questões objetivas. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva. A percepção ambiental dos alunos do CEJA revelada na pesquisa reflete que os   alunos têm uma boa percepção ambiental adquirida das experiências de vida de cada um. Entretanto, é preciso que haja um maior engajamento desses alunos em atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela escola.

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Biografia do Autor

Camila Esmeraldo Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará, campus Juazeiro do Norte- IFCE (2018). Especialista em Educação Ambiental, pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2020). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER (2021). Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará- UFC, sendo a Linha de Pesquisa Organização do Espaço e Desenvolvimento Sustentável. Integrante do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental. Atuou na área de Recursos Hídricos, com enfoque em Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Águas de Abastecimento, Monitoramento de Águas Industriais, Educação Ambiental, Ações Empreendedoras junto as Comunidades e na Gestão de Resíduos Sólidos. Trabalhou no setor de Desenvolvimento Sustentável, na Indústria Grendene S.A.

Fábio Soares Guerra, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2009), Bacharel em Geografia pela mesma Instituição (2018), tem Especialização em Educação Ambiental (Pós-Graduação Lato Sensu) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016) e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental (Pós-Graduação Lato Sensu) também pela UECE (2022). Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC (2021), sendo integrante do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN-UFC) do Departamento de Geografia da referida Universidade. Atualmente é professor efetivo de Geografia da Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC-CE, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza-CE - SME. Tem experiência na área de Geografia Escolar e Meio Ambiente, com ênfase em Educação, Planejamento e Gestão Ambiental. 

Joelma Pereira da Silva, Universidade Federal do Cariri

Mestranda em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri, graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental em (2017), no Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC/FATEC Cariri. Especialização em Educação Ambiental, pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2020). A mesma concluiu o curso Técnico em Meio Ambiente em (2020), no Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC. Realizou estágio nos laboratórios: Laboratório Microbiológico de Análise de Águas e Efluentes- LAMAE CENTEC/ FATEC- CARIRI e no Laboratório de Analise Físico-química de água e Efluente (LAAE) CENTEC/ FATEC- CARIRI e também realizou estágio no Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), na parte Administrativa. Foi voluntária do projeto: Percepção e conhecimento dos educadores do Ensino Médio e Fundamental de Escolas Públicas da Região do Cariri Acerca das Praticas de Educação Ambiental no contexto Escolar. Tem experiência na área de Ciência Ambiental, com ênfase em Ciência Ambiental; em análises físico-químicas e microbiológicas de águas para o consumo humano, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação; qualidade da água, educação ambiental e entre outras.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável. 

Maria Jéssica Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Letras pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia - Fatec e Graduanda em Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) no campus de Juazeiro do Norte - Ce. 

 

Luiz Marivando Barros, Universidade Regional do Cariri

Possui Graduação de Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFPE (1990), Especialização em Educação Ambiental pela URCA (2009), Mestrado em Biologia Vegetal pela UFPE (1995) e Doutorado em Ciências Biológicas - PG Bioquímica Toxicológica pela UFSM (2016). Atualmente é professor Associado "N" da URCA, e titular das disciplinas: Fisiologia Vegetal, Projeto de Monografia (TCC-I) e Monografia (TCC-II) no Curso de Licenciatura e no Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas. É Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Biologia e Química e do Curso de Especialização em Ecologia da URCA. É Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da URCA, Coordenador do Laboratório de Ecofisiologia Vegetal (LECOV), Professor Efetivo da SEDUC/Ceará, Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD/URCA), Membro do Conselho de Centro (CCBS/URCA), Coordenador de TCC-I (Projeto de Monografia) e TCC-II (Monografia) do Curso de Licenciatura e do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da URCA. Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE das Ciências Biológicas. Membro da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa. Membro da Comissão de Revalidação de Diplomas de Graduação de Estrangeiros. Atua na área de Ensino de Ciências e Biologia e formação de professores do Ensino Médio. Foi Coordenador de Área de Biologia do Programa PIBID/MEC/CAPES de 03/2010 a 02/2018 orientando bolsistas nas escolas de Ensino Médio de Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha, Ceará. É orientador de Bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC/CAPES, PIBICem/CNPq e PIBIC/URCA., e do BPI/FUNCAP Tem experiência nas áreas de Educação, Ensino, Educação e Ciências, Educação Ambiental, Fitossociologia, Etnobotânica, Ecologia, Botânica e Bioquímica Toxicológica, com ênfase aos temas: Ensino de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental, Médio e Superior, Chapada do Araripe, Biorregião do Araripe - Ceará/ Pernambuco, Fisiologia Vegetal: Germinação e Quebra de Dormência de Sementes, Fitossociologia e Fenologia de Plantas da Caatinga e da APA e FLONA Araripe.

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Bezerra, C. E., Guerra, F. S., Silva, J. P. da, Silva, E. V. da ., Lima, M. J. S., & Barros, L. M. (2022). Percepção e Educação Ambiental: um estudo de caso no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) no município do Crato (CE). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 65–84. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13883

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-09
Aceito: 2022-07-08
Publicado: 2022-10-01

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