A dimensão estética da Educação Ambiental no referencial da educação integral em tempo ampliado da rede municipal de ensino de Curitiba (PR)

Autores

  • Rosimeri Becher Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Ghisloti Iared Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13880

Palavras-chave:

Experiência Estética, Sensibilidade;, Afetividade, Epistemologias Ecológicas, Formação Integral.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como se apresenta a dimensão estética no Referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME) e no caderno das Práticas de Educação Ambiental. Na análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados revelam que, no corpus desses documentos, há uma compreensão de formação de sujeito abarcando seus aspectos multidimensionais (engajamento sensorial, ético, afetivo, de pertencimento do sujeito e natureza, reflexivo, criativo e engajamento da prática social).  A Educação Ambiental perspectivada nos excertos considera a dimensão estética nas múltiplas oportunidades de construção de sentidos na educação integral e nas relações dos seres humanos com o mundo mais que humano em uma relação horizontal.

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Biografia do Autor

Rosimeri Becher, Universidade Federal do Paraná

Mestrado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativa em Educação. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UniBrasil , especialização em Gestão Escolar: Coordenação Pedagógica pela Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER e pela Faculdade de Educação São Braz - ISAL em Organização do Trabalho Pedagógico -OTP. Atualmente está lotada na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba - Departamento de Logística.

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Federal de São Carlos), Especialista em Educação Ambiental (Universidade de São Paulo), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (Universidade Federal de São Carlos) e Doutora em Ciências ((Universidade Federal de São Carlos). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade ((Universidade Federal do Paraná).

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Becher, R., & Iared, V. G. (2022). A dimensão estética da Educação Ambiental no referencial da educação integral em tempo ampliado da rede municipal de ensino de Curitiba (PR). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 474–498. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13880

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-09
Aceito: 2022-08-25
Publicado: 2022-10-01