Educação sobre mudanças climáticas para o desenvolvimento sustentável no ensino de geografia no 2º ciclo do ensino secundário geral: caso da autarquia da Vila de Boane

Autores

  • Cláudia Adélia Buce Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13878

Palavras-chave:

Adaptação; Desenvolvimento Sustentável; Diagnóstico; Educação; Mudanças Climáticas.

Resumo

A presente pesquisa centrou-se no diagnóstico de necessidades para inserção de abordagem de Educação sobre Mudanças Climáticas para o Desenvolvimento Sustentável (EMCDS), recomendada pela UNESCO. A abordagem EMCDS exige que o ensino e aprendizagem sejam orientados para a resolução de problemas locais fortificando as acções de mitigação e a capacidade de adaptação das comunidades partindo do conhecimento local. O diagnóstico foi realizado para o ensino de Geografia no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral, no Conselho Autárquico da Vila de Boane, em Moçambique. Os dados foram obtidos a partir da análise documental, entrevistas e observações. Constatou-se que no currículo de Geografia existem condições de inserção dessa abordagem. No entanto, os professores têm limitação para a sua efectivação e, consequentemente, os alunos revelaram fragilidades na percepção sobre o assunto. Assim, apresenta-se uma proposta metodológica inovadora e orientadora para a integração da EMCDS.

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Biografia do Autor

Cláudia Adélia Buce, Universidade Eduardo Mondlane

Departamento de Educação em Ciências Naturais e Matemática, Faculdade de Educação.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Buce, C. A. (2022). Educação sobre mudanças climáticas para o desenvolvimento sustentável no ensino de geografia no 2º ciclo do ensino secundário geral: caso da autarquia da Vila de Boane. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 57–77. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13878

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-05-06
Publicado: 2022-08-01