Importância ambiental, ecológica e econômica das microalgas: uma sequência didática para o ensino médio

Autores

  • Pamela Chaves Rosendo Napoleão Prefeitura Municipal da Serra - ES
  • Adriano Goldner Costa Instituto Federal do Espírito Santo
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13870

Palavras-chave:

Ensino de Biologia., Algas, Sequência Didática., Educação Ambiental., Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática, visando a ampliação do conhecimento acerca das microalgas, com destaque para suas diversas características, importância ambiental, ecológica e econômica. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de intervenção pedagógica, realizada em seis etapas com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede Estadual de São João de Petrópolis, Santa Teresa/ES. Por meio dos dados obtidos foi possível perceber que a adoção de práticas pedagógicas diversificadas permite uma maior aproximação dos estudantes com a temática. Dessa forma, metodologias de ensino inovadoras mostram-se fundamentais para potencializar processos de ensino e aprendizagem significativos acerca do conteúdo de microalgas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamela Chaves Rosendo Napoleão, Prefeitura Municipal da Serra - ES

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (campus Santa Teresa).

Adriano Goldner Costa, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Mestrado em Biologia Vegetal e Doutorado em Biologia Vegetal pela mesma universidade. É Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Campus Santa Teresa.

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

AGUIAR, L. C. C.; BIANCHI, C. S.; FERREIRA, Y. C. S.; SILVA, M. M.; THIMÓTEO, R. R. C. Concepções sobre algas na Educação Básica como ponto de partida para reflexões no ensino de Ciências e Biologia. E-mosaicos: Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 25-40, 2013.

BICUDO, C. E. M.; MENEZES, M. Introdução: As algas do Brasil. In: FORZZA, R. C. et al. (Orgs.). Catálogo de plantas e fungos do Brasil [online]. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2010. pp. 49-60. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/z3529/pdf/forzza-9788560035083-06.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2015.

BICUDO, C. E. M.; MENEZES, M. Gêneros de algas de águas continentais do Brasil: chave para identificação e descrições. 2ª ed. São Carlos: Rima, 2006.

CAPELETTO, A. Biologia e Educação Ambiental: Roteiros de trabalho. São Paulo: Editora Ática, 1992.

CASTRO, R. F. de.; DAMIANI, M. F. Uma intervenção sobre a escrita acadêmica: o que dizem as estudantes de Pedagogia à distância? Revista Santa Maria, Santa Maria, v. 42, n. 1, p. 85-98, 2017.

FERNANDES, V. de O.; SILVA, L. P. da; ARAÚJO, M. P. M. Sensibilização ambiental para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da divulgação científica: desvelando os mistérios da Lagoa Mãe-Bá. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 116-130, 2020.

FERREIRA, J. M.; SILVA, L. P. da; FERNANDES, V. de O.; ARAÚJO, M. P. M. Ecologia de microalgas e Educação Ambiental: avaliando a percepção ambiental e sensibilizando pescadores da Lagoa Mãe-Bá (Guarapari-Anchieta, ES). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 78–95, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.10455.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.

HARRIS, G. P. Ecologia de Fitoplâncton: Estrutura, função e flutuação. Londres: Chapman e Hall, 1986.

KOBASHIGAWA, A. H.; ATHAYDE, B. A. C.; MATOS, K. F. de OLIVEIRA; CAMELO, M. H.; FALCONI, S. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Seminário Nacional ABC na Educação Científica, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ABRAPECNE, 2008. p. 212-217. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p620.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2022.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LOURENÇO, S. O. Cultivo de Microalgas Marinhas: Princípios e aplicações. 3ª ed. São Carlos: RiMa, 2006.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U., 1986.

PAZIN, F. A. Aula teórica: quando utilizar? Medicina, Ribeirão Preto, v. 40 , n. 1, p. 3-6, 2007.

ROSA, J.; TOSTES, R.; SILVA, K. Trabalhando algas com alunos do Ensino Médio: um relato de experiência. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia, 3, 2015, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Ufjf, 2015.

SILVA JUNIOR, A. N.; BARBOSA, J. R. A. Repensando o Ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: o Caminho para a Construção do Conhecimento Científico e Biotecnológico. Democratizar, Petrópolis, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/biologia_artigos/repensando_ensinociencias.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.

TAXINI, C. L.; PUGA, C. C. I.; SILVA, C. S. F.; OLIVEIRA, R. R. Proposta de uma sequência didática para o ensino do tema “Estações do Ano” no Ensino Fundamental. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 81-97, 2012.

VIDOTTI, E. C.; ROLLEMBERG, M. C. E. Algas: da economia nos ambientes aquáticos à bioremediação e à química analítica. Quim. Nova, Maringá - PR, v. 27, n. 1, p.139-145, 2003.

ZABALA, A. A Prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

01-08-2022

Como Citar

Napoleão, P. C. R. ., Costa, A. G. ., & Araújo, M. P. M. (2022). Importância ambiental, ecológica e econômica das microalgas: uma sequência didática para o ensino médio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 275–297. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13870

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2022-05-03
Aceito: 2022-05-26
Publicado: 2022-08-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)