Indicadores de avaliação para o campo da Educação Ambiental no sistema educativo: processo de construção à luz do ciclo de políticas e da teoria da atuação

Autores

  • Solange Reiguel Vieira Universidade Federal do Paraná
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná
  • Josmaria Lopes de Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13722

Palavras-chave:

Agenda ambiental, Ciclo de Políticas, Políticas Públicas, Indicadores, Escolas, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo analisa o processo de construção de indicadores de avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental (PPEA) no sistema educativo. Fundamentou-se na abordagem do Ciclo de Políticas e na Teoria da Atuação, por meio de procedimentos metodológicos participativos com diversos atores do contexto da prática. O processo iniciou em abrangência local, contemplando representantes de comunidades escolares atuantes na cidade de Curitiba/PR/Brasil, e ampliou-se para o âmbito externo, com a colaboração de pesquisadores/as nacionais e internacionais. Os indicadores de caráter heurístico e pedagógico, se apresentam como uma possibilidade de autoavaliação e automonitoramento da implementação das PPEA nas escolas.

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Biografia do Autor

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Realizou estágio de doutorado na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif. Possui formação de PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e PÓS-DOUTORADO na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá)- UQAM (2017-2018). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989), ESPECIALIZAÇAO em Supervisão Escolar (1994) e MESTRADO em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). Diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental - Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Nota 6) - Gestão 2019-2020. Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) da UFPR desde 2012. É pesquisadora associada do "centre de recherche en éducation et formation relatives à lenvironnement et à lécocitoyenneté" da Universidade do Quebéc em Montreal (Canadá). É membro da equipe Internacional do Projeto RESCLIMA, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Membro da Associação Norte-Americana de Educação Ambiental (North American Association for Environmental Education - NAAEE). É membro do OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONEA) em Portugal, atuando na Comissão Científica do órgão. Membro da Rede Lusófona de Educação Ambiental. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2013-2015). Foi vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2016-2017). Coordenou a XI Reunião Científica Regional da ANPEd (24 a 27 de julho de 2016) e o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (17 a 19 de maio de 2017). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades brasileiras e espanholas na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, formação/ação docente e práticas pedagógicas. Atuou durante 8 anos (1993-2001) como supervisora de estágios do curso de Magistério do Instituto de Educação Juvenal Muller (Rio Grande/RS). Atuou durante 14 anos (1987-2001) como professora dos Anos Iniciais da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal no município de Rio Grande/RS. Prestou assessoria pedagógica aos Municípios de Tavira e Loulé (Algarve/Portugal) no ano de 2007. Coordenou o curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental no período 2008-2009 na Universidade Feevale. Atua como avaliadora de cursos superiores em modalidade presencial e EaD pelo INEP desde 2010 (PORTARIA Nº 1.137, DE 10/09/10). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Química (UFPR), Mestre em Ciências (UTFPR), Lic. e Bach. em Química (UFPR). Professora permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos com temáticas relacionadas com Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Formação de professores. De 2010 a 2017 participou do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UTFPR onde desenvolveu pesquisas e orientou alunos principalmente com temáticas relacionadas com Gestão e Educação Ambiental.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Vieira, S. R., Campos, M. A. T., & Morais, J. L. de. (2022). Indicadores de avaliação para o campo da Educação Ambiental no sistema educativo: processo de construção à luz do ciclo de políticas e da teoria da atuação. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 351–370. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13722

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-04-18
Publicado: 2022-06-01