O jogo “BioSolo” para a Educação Ambiental de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13720

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Psicologia do Desenvolvimento, Educação, Game, Engenharia de Software

Resumo

Um dos aspectos fundamentais para a sustentabilidade ambiental é o cuidado que se deve ter com o solo. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar o desenvolvimento de um protótipo de alta fidelidade de jogo para dispositivos móveis, visando à Educação Ambiental de um público-alvo infantil de 6 a 11 anos. A construção do jogo considerou a psicologia do desenvolvimento, a qualidade no processo de desenvolvimento do software e os atributos da unidade instrucional. O protótipo de alta fidelidade foi avaliado por profissionais de 4 áreas relacionadas ao jogo e os resultados mostraram uma boa usabilidade e aplicável ao ensino da fauna do solo para crianças.

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Biografia do Autor

Verônica de Castro Leal, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestra do programa de Agronomia: Horticultura irrigada da Universidade do Estado da Bahia (2018). Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2018). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Microbiologia. Atuou na área da Biologia Molecular na Universidade de Waterloo (CA), trabalhou nas Análises Clínicas e atuou na área de Microbiologia Agrícola na Universidade de Évora. Durante toda sua graduação participou de projetos de pesquisa e extensão, sendo bolsista CNPq e PET.

Ricardo Argenton Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia - FATEC-TQ (1999), especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e Faculdade de Informática de Lins - FIL (2002), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2004), Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009) e pós-doutorado na University of Waterloo, Canadá (2014 - 2015). É professor e orientador no programa de mestrado interdisciplinar Ciências da Saúde e Biológicas na UNIVASF. 

Paulo Roberto Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduação em Ciências Sociais. Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Associado do Colegiado de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Tem experiência nas áreas de Educação, Pesquisa Científica, Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental, Sociologia da Saúde e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinaridade, Degradação Socioambiental, Saúde Ambiental e Mídia. Fundador e Coordenador Geral do Programa Escola Verde (escolaverde.org), aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (PROEXT-MEC). Ganhador do prêmio de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica, do MEC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar. Coordenador do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI). Consultor Ad hoc da Revista Ambiente & Sociedade. Avaliador externo do PIBIC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador integrado ao Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD/Univasf). Coordenador de Estágio e Decano do Curso de Ciências Sociais da Univasf. Coordenador do Espaço Sala Verde da Univasf. Presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Univasf (2013 a 2015) e integrante desta comissão atualmente. Integrante do Comitê do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) (2005 a 2009 e 2014 a 2019). Membro Comissão Gestora de Logística Sustentável da Univasf. Membro do Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável. Orientador do Programa Residência Pedagógica (2020 a 2022) e Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID (2013 a 2017), do Curso de Ciências Sociais. Diretor Executivo da Revista Verde. Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar (SEaD/Univasf).

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Leal, V. de C., Ramos, R. A., & Ramos, P. R. (2022). O jogo “BioSolo” para a Educação Ambiental de crianças. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 224–238. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.13720

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-04-18
Aceito: 2022-06-22
Publicado: 2022-10-01

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