Educação Ambiental na educação formal brasileira: uma análise da produção científica

Autores

  • Gabriel do Carmo Rodrigues Alves Universidade Estadual Vale do Acaraú, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Campus Betânia https://orcid.org/0000-0002-1537-2224
  • Bianca de Freitas Terra Universidade Estadual Vale do Acaraú, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Campus Betânia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13590

Palavras-chave:

Artigos, Cienciometria, Estado da Arte

Resumo

Foi objetivo deste estudo fazer uma análise cienciométrica da produção em Educação Ambiental (EA) formal do Brasil na última década. Os artigos foram obtidos por filtros no SciELO. Obteve-se 92 artigos, principalmente do eixo sul-sudeste, publicados em 11 revistas, por 207 autores, de 89 instituições e aplicando 12 metodologias. No período avaliado, o número de publicações oscilou, autores e locais de produção foram estáveis e as citações diminuíram. O principal eixo de EA foi o socioambiental. A temática apresentou grande diversificação com o passar dos anos. Concluiu-se que a produção da EA na educação formal ainda está sujeita a oscilações e tem no eixo sul-sudeste seu principal local de produção.

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Biografia do Autor

Gabriel do Carmo Rodrigues Alves, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Campus Betânia

Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Participou do programa de Residencia Pedagógica no papel de residente. Atualmente é professor da Educação Básica da rede municipal de Varjota - CE.

Bianca de Freitas Terra, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Campus Betânia

Curso de Ciências Biológicas.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Alves, G. do C. R., & Terra, B. de F. (2022). Educação Ambiental na educação formal brasileira: uma análise da produção científica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 1–16. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13590

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-03-15
Aceito: 2022-05-13
Publicado: 2022-08-01