Conservação da fauna na Educação Básica: investigação sobre as contribuições dos espaços formais e não-formais de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13568

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Conservação da Natureza. Educação Não-Formal.

Resumo

A conservação da fauna relaciona-se à saúde dos ecossistemas, tornando-se um tema relevante da Educação Ambiental. Investigamos como espaços formais e não formais têm contribuído para este tema, na Educação Básica. Analisamos trabalhos publicados em 22 edições de congressos científicos, de âmbito nacional e internacional. Foi observado que as práticas educativas têm acontecido, em maioria, no espaço formal (62,11%), com alunos do ensino fundamental (46,32%), vinculados a escolas públicas (63,13%). Observamos a prevalência de uma abordagem mais zoológica, científica, em detrimento de uma abordagem holística. Sugerimos a necessidade de alcançar igualmente todos os níveis de ensino, além de uma abordagem socioambiental e crítica.

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Biografia do Autor

Ana Maria Nievas, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo; Docente Colaboradora na Universidade Estadual do Paraná; Pós-graduanda de Especialização em Docência no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

Andréa Ferreira Souto, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás; Pós-graduanda de Especialização em Docência no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras; Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; Docente no Programa de Pós-graduação de Especialização em Docência no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Avançado Arcos.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Nievas, A. M., Souto, A. F., & Pereira, C. A. (2022). Conservação da fauna na Educação Básica: investigação sobre as contribuições dos espaços formais e não-formais de ensino. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 416–432. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13568

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-03-08
Aceito: 2022-03-23
Publicado: 2022-06-01