A educação universitária em tempos de crise socioambiental

Autores

  • Débora Anzolin Valginhak Universidade Federal do Paraná, PR
  • Myrian Regina Del Vecchio-Lima Universidade Federal do Paraná, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13554

Palavras-chave:

Educação ambiental; Formação socioambiental; Educação Superior; Formação profissional.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se e como a dimensão socioambiental está inserida em quatro cursos de bacharelado da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Optou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa multimétodos para coleta e análise interpretativa dos dados obtidos junto a documentos e atores — coordenadores de curso e estudantes — envolvidos no processo formativo. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a carência com relação à formação socioambiental nos quatro cursos pesquisados durante o ano de 2019, não contemplando, inclusive, as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Valginhak, D. A., & Del Vecchio-Lima, M. R. (2022). A educação universitária em tempos de crise socioambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 29–52. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13554

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-03-06
Aceito: 2022-10-07
Publicado: 2022-12-01