Concepção ambiental de educadores ambientais em Unidade de Conservação

Autores

  • Jean Dalmo Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM
  • Brian Kelley Lima Batista Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
  • Jean Dinelly Leão Instituto SOKA Amazônia
  • Tais Tiyoto Tokusato Instituto SOKA Amazônia
  • Fernanda Miranda de Oliveira Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13473

Palavras-chave:

Concepção ambiental; Unidade de conservação; Educadores ambientais; Sujeito ecológico.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar as concepções ambientais dos educadores ambientais pertencentes ao Projeto Academia Ambiental e suas contribuições para a formação do sujeito ecológico. Para tanto, foram entrevistados cinco educadores ambientais. As concepções ambientais identificadas foram amplamente relacionadas a(o) refúgio, ecossistema, espaço ocupado, interação biótica e abiótica com abordagem multidisciplinar. As dificuldades enfrentadas são a gestão administrativa, acesso à tecnologia, ampliação do projeto e o estabelecimento da pandemia. A adoção de uma postura crítica é de suma importância, pois proporcionará uma abordagem multifatorial com vistas numa sociedade sustentável.

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Biografia do Autor

Jean Dalmo Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM

Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Brian Kelley Lima Batista, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Graduando em Biologia.

Jean Dinelly Leão, Instituto SOKA Amazônia

Engenheiro Ambiental.

Tais Tiyoto Tokusato, Instituto SOKA Amazônia

Vice coordenadora de comunicação.

Fernanda Miranda de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), nível Mestrado.

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Publicado

01-04-2023

Como Citar

Marques, J. D., Batista, B. K. L., Leão, J. D., Tokusato, T. T., & Oliveira, F. M. de. (2023). Concepção ambiental de educadores ambientais em Unidade de Conservação. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(3), 09–31. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.13473

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-02-03
Aceito: 2022-12-13
Publicado: 2023-04-01