A exploração do capital na Amazônia e a abordagem da Educação Ambiental nos documentos curriculares nacionais

Autores

  • Elizandra Garcia da Silva Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. https://orcid.org/0000-0002-1580-156X
  • Tatiane Garcia da Silva Secretaria Municipal de Agricultura. Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, Paraná.
  • Marcelo Paula de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Caio Henrique Lopes Ramiro Universidade Estadual do Mato Grosso
  • Arminda Rachel Botelho Mourão Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13166

Palavras-chave:

Exploração predatória do capital; Amazônia; Educação Ambiental; BNCC.

Resumo

Pesquisar a Região Amazônica se constitui em desafio e importância nas proporções de sua territorialidade. Imbuídos dessa tarefa, objetivamos analisar as implicações das políticas de desenvolvimento econômico da Região nos problemas ambientais e, particularmente, a responsabilização atribuída à Educação Ambiental/EA. No bojo da EA, nos debruçamos sobre as formulações curriculares expressando o avanço nos debates, a necessidade da efetiva organização do trabalho pedagógico para o ensino desse conhecimento e os retrocessos representados pela Base Nacional Comum Curricular/BNCC. Este estudo, documental, buscou analisar tais questões à luz das referências da área.

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Biografia do Autor

Tatiane Garcia da Silva, Secretaria Municipal de Agricultura. Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, Paraná.

Veterinária pela UNICESUMAR. Especialização em Agronegócio. Veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura. Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, Paraná.

Marcelo Paula de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola de Educação Física e Desportos e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Caio Henrique Lopes Ramiro, Universidade Estadual do Mato Grosso

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Marília. Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Mestrado em Teoria do Direito e do Estado pelo UNIVEM. Atualmente cursa Doutorado em Direito na Universidade de Brasília (UnB) e é professor no curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora da Universidade Federal do Amazonas; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, PPGE/UFAM.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Silva, E. G. da, Silva, T. G. da, Melo, M. P. de, Ramiro, C. H. L., & Mourão, A. R. B. (2022). A exploração do capital na Amazônia e a abordagem da Educação Ambiental nos documentos curriculares nacionais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 25–44. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13166

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-12-29
Aceito: 2022-01-13
Publicado: 2022-04-01