Um Jogo colaborativo como ferramenta de Educação Ambiental crítica na região da Baía de Guanabara (RJ)

Autores

  • Carolina de Mello-Silva Universidade Nova de Lisboa
  • Juliana Cristina Fukuda Instituto de Conservação Chico Mendes https://orcid.org/0000-0002-0343-1514
  • Natalia Tavares Rios Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Coutinho Kurtz Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13165

Palavras-chave:

Material Didático-instrucional; Atividade Lúdica; Justiça Ambiental; Unidade de Conservação; Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim.

Resumo

Unidades de Conservação são excelentes espaços para a promoção da educação ambiental. O presente trabalho propõe uma atividade dinâmica e lúdica sobre a Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, a ser aplicada na APA de Guapi-Mirim. Foi criado um jogo de dados e cartas que propõe aos participantes a criarem uma história que interligue todos os elementos sorteados. Os participantes conhecerão espécies de animais e plantas de importância ecológica e/ou econômica presentes na área, os principais grupos de populações tradicionais e os principais estressores do ecossistema em questão, possibilitando a abordagem de conceitos como endemismo, invasão biológica, desequilíbrio ecológico, conflitos ambientais e justiça ambiental.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Mello-Silva, C. de, Fukuda , J. C. ., Rios , N. T., & Kurtz , B. C. (2022). Um Jogo colaborativo como ferramenta de Educação Ambiental crítica na região da Baía de Guanabara (RJ). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 512–528. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13165

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-01-06
Aceito: 2022-04-11
Publicado: 2022-06-01