A Tecnologia da Informação (TI) Verde enquanto complexo temático integrador: perspectivas dos gestores de ensino do Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13129

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Manutenção e Suporte em Informática, Educação Ambiental, Sustentabilidade Ambiental, Formação Humana Integral

Resumo

Este artigo é um recorte dos resultados da dissertação intitulada “TI Verde na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro” (JESUS, 2020). Seu objetivo consistiu em investigar o entendimento da gestão de ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Socorro sobre o estudo da TI Verde como articuladora de conhecimentos acerca da natureza, do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura. Recorrendo a uma abordagem qualitativa cujos dados - obtidos mediante entrevistas - foram examinados pela análise de conteúdo de Bardin (2016), este manuscrito expôs os obstáculos e as possibilidades do IFS Campus Socorro quanto à efetivação do caráter integrador da TI Verde e indicou, ao final, alternativas à sua realização.

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Biografia do Autor

Lucas Antonio Feitosa de Jesus, Instituto Federal de Sergipe

Graduado em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Filosofia pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Possui experiência de atuação e pesquisa em Educação, Ensino de Ciências, Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia da Informação Verde. Atualmente é funcionário público federal concursado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), exercendo suas funções como técnico-administrativo em educação no IFS Campus Socorro.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Jesus, L. A. F. de. (2022). A Tecnologia da Informação (TI) Verde enquanto complexo temático integrador: perspectivas dos gestores de ensino do Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 109–132. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13129

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-12-13
Aceito: 2022-01-27
Publicado: 2022-04-01